Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change

O Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change é um sistema de identificação, análise e valorização da qualidade de práticas de gestão de programas de voluntariado. Foi criado no âmbito do Projeto Join4Change, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Cidadania Ativa.


As entidades podem concorrer a uma classificação em três níveis possíveis:

  • Compromisso

  • Prestígio

  • Excelência


Podem candidatar-se organizações da Sociedade Civil, empresas ou entidades públicas que implementem projetos ou ações de voluntariado.


Veja nesta pasta a documentação relativa ao Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change®.


Para se candidatar deverá preencher o Formulário que pode encontrar AQUI.


Para esclarecimento de dúvidas, pode contactar através do seguinte endereço de e-mail: admin@convoluntariado.pt.

Quais os benefícios de se receber o Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change®?

Testemunho do Banco Local de Voluntariado de Guimarães

"O Banco Local de Voluntariado de Guimarães candidatou-se ao selo de Qualidade Excelência Join4Change, para garantir elevados padrões de qualidade e rigor em todo o trabalho desempenhado.

A atribuição do selo em março de 2019, foi uma forma de reconhecimento por todo o trabalho realizado na gestão do voluntariado e da sistematização das suas práticas, o que tem promovido de forma satisfatória a nossa estrutura junto da comunidade e das organizações promotoras de voluntariado."

Testemunho da Associação Mutualista Montepio

"Para a Associação Mutualista Montepio, o Selo de Qualidade em Voluntariado join4Change, da Confederação Portuguesa de Voluntariado, é o reconhecimento meritório do seu Programa de Voluntariado Corporativo, extensível a todas as Participadas do Grupo Montepio."

Testemunho da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro

"Assinalando este ano os 80 anos da data da sua constituição, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem tido uma atividade constante, assinalável e próxima, no apoio ao doente oncológico e à sua família, na prevenção primária e secundária da doença oncológica e no apoio à formação e à investigação em cancro.

O voluntariado assume um papel primordial no desenvolvimento das várias áreas de intervenção social desta Instituição, seja contexto comunitário, onde atua na sensibilização e educação para a saúde, seja nos contextos hospitalar, de competências ou de entreajuda, neste último, onde o voluntário, no papel de sobrevivente, transmite uma mensagem de esperança e de que é possível vencer o cancro.

A candidatura ao Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change®, promovido pela Confederação Portuguesa de Voluntariado e a atribuição do nível de excelência em junho de 2021, surge como corolário de um plano de intervenção estratégica iniciado na década anterior e cujo principal objetivo passou pela valorização e pelo reforço dos mecanismos de cidadania ativa na luta contra o cancro.

Para além da promoção da perceção externa de qualidade, capaz de reforçar a capacidade de recrutamento de novos voluntários, a candidatura representou também uma oportunidade de validação e de melhoria das práticas organizacionais e, neste âmbito, capaz de aportar valor social aos destinatários da nossa ação.

É, portanto, com muita honra e orgulho que nos congratulamos com a distinção que nos foi atribuída pela Confederação Portuguesa de Voluntariado, mas, também, com o sentido de responsabilidade para a melhoria contínua dos nossos processos e, consequentemente, do impacto social das atividades que desenvolvemos em prol da população em geral e dos doentes oncológicos em particular."