A temática do XI EIV
VOLUNTARIADO: QUAL É O NOSSO PLANO?
Reconhecemos a importância da planificação em quase tudo e, por certo, no voluntariado. Nas organizações que envolvem pessoas voluntárias, um bom Plano de Voluntariado é uma quase garantia de sucesso.
Um plano é como um itinerário num mapa: indica-nos o ponto desejado de chegada e o melhor caminho para lá chegarmos.
E nos Bancos Locais de Voluntariado? Naturalmente, muitos têm um Plano de Atividades mais ou menos desenvolvido, alguns têm mesmo um Plano Estratégico de um ou mais anos, mas há também muitos, que por falta de recursos ou formação específica em voluntariado, vão respondendo à medida das necessidades e possibilidades, ou seja, sem um Plano estabelecido. Se a falta de recursos (pessoas, tempo, formação, etc.) pode justificar a ausência de um Plano, a ausência de um Plano também pode levar a uma situação de constante falta de recursos. E, ao final do dia, os resultados que gostaríamos de ver no voluntariado local ficam aquém do desejado e necessário.
Acresce que em 2026 teremos uma oportunidade muito significativa com o Ano Internacional do Voluntariado, algo que merece um investimento maior na nossa planificação.
Qual é o teu/ vosso Plano para 2026? Já está feito, está a ser trabalhado, pode ser melhorado? Com o teu/ vosso plano, onde estará o vosso Banco Local de Voluntariado e o voluntariado no vosso Concelho daqui a 1 ano, e daqui e 2 ou 3 anos? O que podes partilhar do vosso plano/ planificação com os colegas no EIV? Que tipo de ajuda poderias usar na tua/ vossa planificação?