Capital Europeia do Voluntariado

A Capital Europeia do Voluntariado #EVCapital é uma iniciativa do Centro Europeu do Voluntariado (CEV) que acontece anualmente desde 2013, criada a propósito de 2013 - Ano Europeu dos Cidadãos (2013 European Year of Citizens).

A #EV Capital é uma competição a nível Europeu cujo objetivo é promover o voluntariado ao nível local, através do reconhecimento de Municípios que apoiem o voluntariado local e desenvolvam parcerias relevantes com Organizações promotoras de voluntariado. A #EV Capital procura reconhecer o impacto do voluntariado, celebrar os voluntários e promover o trabalho voluntário.

Todos os Municípios de países que integrem o Conselho da Europa podem concorrer á competição anual.


A CPV, enquanto membro permanente do CEV, é parceira da iniciativa e é seu desejo que todos os Municípios portugueses tenham interesse em candidatar-se. A CPV está disponível para apoiar Municípios interessados em submeter candidaturas e prestar qualquer esclarecimento adicional sobre a iniciativa.

Geralmente, as candidaturas iniciam em Fevereiro e terminam em Junho, com o anúncio do vencedor a ser feito por ocasião do Dia Internacional do Voluntário (5 de Dezembro).

Lista das Capitais Europeias do Voluntariado:

2024 - Trento (Itália)
2023 - Trondheim (Noruega)
2022 - Gdasnk (Polónia)
2021 - Berlim (Alemanha)
2020 - Pádua (Itália)
2019 - Kosice (Eslováquia)
2018 - Aahrus (Dinamarca)
2017 - Sligo (Irlanda)
2016 - Londres (Reino Unido)
2015 - Lisboa (Portugal)
2014 - Barcelona (Espanha)

Municípios portugueses interessados em submeter candidaturas às próximas edições da #EV Capital - Capital Europeia do Voluntariado, devem contactar a CPV através do e-mail geral@convoluntariado.pt