Capital Europeia do Voluntariado

Esta é uma iniciativa do CEV- Centro Europeu do Voluntariado que conta com o apoio da Confederação Portuguesa do Voluntariado.

A Capital Europeia do Voluntariado tem vindo a motivar, encorajar e inspirar os municípios a definir políticas e programas de qualidade de voluntariado e melhorar os apoios concedidos ao desenvolvimento da atividade voluntária, reconhecendo e recompensando os municípios que apoiam os seus voluntários e incentivam o voluntariado local, e cujas ambições passam por sustentar o crescimento futuro e o desenvolvimento do voluntariado, garantindo a sua credibilidade e qualidade, sem nunca esquecer o foco.

Berlim (Alemanha) é a Capital Europeia do Voluntariado em 2021 e Gdansk (Polónia) sê-lo-á em 2022. Este título foi assegurado, em 2020, pela cidade de Pádua. Lisboa assumiu estas funções em 2015.

Os municípios candidatos à Capital Europeia do Voluntariado 2023 são:

  • Asti (Itália)

  • Birgu (Malta)

  • Oeiras (Portugal)

  • Trondheim (Noruega)

O vencedor será anunciado no presente ano, na presente Capital Europeia do Voluntariado - Berlim, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntário (5 de Dezembro).

Saiba mais aqui.