Capital Europeia do Voluntariado

Abertas as candidaturas para a Capital Europeia do Voluntariado 2024!

Desde 10 de fevereiro até dia 3 de junho de 2022, estão abertas as candidaturas para a Capital Europeia do Voluntariado 2024. Todos os municípios que façam parte dos países do Conselho Europeu podem concorrer.

A chamada para as candidaturas está disponível aqui. O documento, em inglês, explica todos os procedimentos necessários tomar. É também necessário proceder ao preenchimento de um formulário que está disponível aqui. Estão ainda disponíveis kits de comunicação que inlcuem desde fotografias, a flyers, a explicações resumidas da iniciativa. Toda esta informação pode ser encontrada aqui.

É desejo da CPV que os municípios portugueses se candidatem. Qualquer esclarecimento adicional ou solicitação de apoio, a CPV está disponível.

Esta é uma iniciativa do CEV- Centro Europeu do Voluntariado que conta com o apoio da Confederação Portuguesa do Voluntariado.

A Capital Europeia do Voluntariado tem vindo a motivar, encorajar e inspirar os municípios a definir políticas e programas de qualidade de voluntariado e melhorar os apoios concedidos ao desenvolvimento da atividade voluntária, reconhecendo e recompensando os municípios que apoiam os seus voluntários e incentivam o voluntariado local, e cujas ambições passam por sustentar o crescimento futuro e o desenvolvimento do voluntariado, garantindo a sua credibilidade e qualidade, sem nunca esquecer o foco.

Gdansk (Polónia) é a Capital Europeia do Voluntariado em 2022 e Trondheim (Noruega) sê-lo-á em 2023.
Lisboa assumiu estas funções em 2015.

Em breve será anunciado o concurso para candidaturas à Capital Europeia do Voluntariado 2024. O resultados é, por norma, anunciado no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntário (5 de Dezembro).

Saiba mais aqui.