Aniversário CPV

A 19 de Janeiro assinalamos o Aniversário da Confederação Portuguesa do Voluntariado. Esta data é sempre celebrada com uma iniciativa da CPV para a qual são convidadas as Confederadas e personalidades notórias na área do Voluntariado bem como parceiros ou outras entidades que colaborem diretamente com a CPV.

16º Aniversário da CPV 

No passado dia 19 de janeiro, a CPV - Confederação Portuguesa do Voluntariado celebrou o seu 16º Aniversário. Com o mote "Por um Voluntariado Transformador" este foi um evento centrando no tema do voluntariado jovem.

Foi no Auditório B1 da FCSH - Universidade NOVA em Lisboa, que o presidente da CPV, Eugénio Fonseca deu as boas vindas aos mais de 80 convidados, representantes das confederadas CPV e de outras associações de voluntariado. À sua intervenção, seguiu-se a exibição de um vídeo resumo dos primeiros 16 anos de vida da Confederação, apresentado pela Vice Presidente, Susana Queiroga. Foi ainda apresentado o projeto "16 anos, 16 histórias", uma das iniciativas que visa comemorar o legado da CPV durante todo o ano de 2023.

Após um primeiro momento da comemoração, centrado no passado e no presente da Confederação, foi a altura de olhar para o futuro, com a apresentação de alguns resultados do inquérito: "E se o Voluntariado acabasse amanhã?". Este inquérito, que procurou avaliar o panorama do Voluntariado Juvenil em Portugal, evidenciou que os jovens têm interesse no voluntariado, com 50% dos jovens inquiridos a afirmar que praticam voluntariado.

Após a análise dos dados, a audiência foi convidada a ouvir a opinião de três jovens, num debate moderado por Tiago Gonçalves (Associação Dignitude), sobre o futuro do voluntariado. Ana Raquel Branco do Conselho Nacional de Juventude; Maria Figueiredo do Corpo Nacional de Escutas e Joyce Rodrigues da Associação Mais Cidadania, partilharam a sua perspectiva e soluções para o voluntariado ter mais adesão pelos jovens portugueses. Foram vários os elementos do público que tomaram a palavra e contribuíram para esta conversa de forma ativa e interessada.

Para o encerramento, esteve presente a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Drª Ana Mendes Godinho, e a Professora Maria Cardeira da Silva, representante da FCSH, que discursaram ao lado de Eugénio Fonseca.  

A celebração terminou com o corte do bolo de aniversário e cocktail.

15º Aniversário da CPV e Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais 2022-2026

Na passada quarta-feira, dia 19 de janeiro de 2022, decorreu a celebração do 15º Aniversário da Confederação Portuguesa do Voluntariado.

As comemorações iniciaram com um almoço no Seminário de Nossa Senhora de Fátima em Alfragide, estando presentes os membros da Direção e dos Órgãos Sociais do mandato 2018-2022 e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do mesmo mandato. Durante o almoço, houve espaço para partilha, lembrança de memórias e ainda uma pequena homenagem a João Teixeira, membro que cessou a função de Secretário da Direção.

As festividades seguiram-se para a Associação Nacional de Farmácias, em Lisboa, onde decorreu a cerimónia na presença do Senhor Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, do Senhor Diretor Geral da Segurança Social, Tiago Preguiça, da Senhora Vice-Presidente do Instituto da Segurança Social, Catarina Marcelino, da Senhora Vice-Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Carla Ventura, da Presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Ema Paulino, e das Confederadas da CPV que tomaram Posse nos Novos Órgãos Sociais.

O programa iniciou com o acolhimento feito pela ANF, na pessoa de Ema Paulino, seguindo-se a apresentação de um vídeo com o resumo do trabalho desenvolvido pela CPV ao longo dos 15 anos. João Teixeira, secretário da Direção cessante, expôs o tema "CPV: 15 anos em Portugal e na Europa" onde fez um apanhado principal sobre o papel da CPV na sociedade portuguesa e os contributos que tem dado para o desenvolvimento do Voluntariado e o crescimento da sua importância na sociedade e no nosso país tal como toda a colaboração com o Centro Europeu de Voluntariado. Por fim, deixou os desafios que a CPV terá de enfrentar nos próximos anos desde a sua sustentabilidade, à relação com as entidades governamentais, à sua posição na sociedade e a relevância da formação e atividades dinamizadas pela CPV. 

Ao intervalo, os convidados foram presenteados com a atuação do cantor lírico João Mendonza. Seguiu-se a Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais 2022-2026, tendo Paulo Sousa, Presidente da Mesa da Assembleia Geral cessante, procedido à leitura da Ata da Tomada de Posse. No final, Rita Valadas, a nova Presidente da Mesa da Assembleia Geral, convidou todos os presentes que quisessem manifestar a sua presença na Tomada de Posse a assinar a ata também. Uma vez terminado o auto, o Presidente da Direção da CPV, Eugénio Fonseca, deixou as palavras de agradecimento e de alegria pela caminhada da CPV. A encerrar a sessão esteve Gabriel Bastos, Secretário de Estado da Segurança Social, que demonstrou abertura das entidades governamentais para a Cooperação com a Confederação Portuguesa do Voluntariado.

Após abandonar o Auditório, os convidados foram conduzidos para o átrio principal da ANF onde se concretizou um brinde e se partiu o bolo de aniversário.