eVA-VOL

O eVA-VOL é uma Plataforma Online que visa validar resultados obtidos através de aprendizagens de voluntários em contextos de Educação Não-Formal e Informal no contexto da Educação Formal.


O voluntariado oferece a oportunidade de obter uma aprendizagem valiosa. Este projeto promove o reconhecimento por parte das instituições de ensino dessa aprendizagem, se a mesma for relevante no seu programa de estudos. Esta plataforma ajuda a identificar e a documentar a aprendizagem de um modo adequado, possibilitando aos voluntários solicitar a sua validação.


O eVA-VOL evidencia, neste processo de validação das aprendizagens obtidas através da atividade voluntária, quatro fases:

· Identificação pelas entidades promotoras do voluntariado das competências adquiridas pelo voluntário através da aprendizagem não-formal e informal;

· Documentação emitida pelas entidades promotoras do voluntariado, que evidencia as competências adquiridas pelo voluntário através da aprendizagem não-formal e informal;

· Avaliação por entidades promotoras de educação formal das competências adquiridas pelo voluntário através da aprendizagem não-formal e informal;

· Certificação por entidades promotoras de educação formal do resultado da avaliação das competências adquiridas pelo voluntário através da aprendizagem não-formal e informal sob a forma de uma qualificação, ou créditos que levem a uma qualificação.

Na maior parte dos casos, existem organizações voluntárias que podem apoiar as fases de identificação e documentação dos saberes adquiridos pelos voluntários, deixando a estes o desafio de conseguir efetuar a avaliação desses saberes por uma instituição formal de educação, enquanto parte de qualificações formais.

Este é um dos principais obstáculos para a validação de saberes adquiridos através da prática do voluntariado.

O projeto EvaVol é a primeira plataforma online, aberta e multilingue, para informação, formação, guia e apoio de voluntários durante a transição entre as fases de documentação e avaliação do processo de validação de saberes adquiridos através do voluntariado.


O projeto eVA-VOL é uma iniciativa da Plataforma del Voluntariado de España (Espanha), em parceria com o Centro di Servizio per il Volontariato del Lazio (Itália), a Confederação Portuguesa do Voluntariado (Portugal), e a Meath Community Rural and Social Development Partnership e o Cork Institute of Technology (Irlanda).

O projeto eVA-VOL é cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

O eVA-VOL está disponível online aqui.