Notícias

15º Aniversário da CPV e Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais 2022-2026

Na passada quarta-feira, dia 19 de janeiro de 2022, decorreu a celebração do 15º Aniversário da Confederação Portuguesa do Voluntariado.
As comemorações iniciaram com um almoço no Seminário Nossa Senhora de Fátima em Alfragide, estando presentes os membros da Direção dos Órgãos Sociais 2018-2022 e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do mesmo mandato. Estiveram também presentes as colaboradoras da CPV. Durante o almoço houve espaço para partilha, lembrança de memórias e ainda uma pequena homenagem a João Teixeira, membro que cessou a função de secretário da Direção.
As festividades seguiram-se para a Associação Nacional de Farmácias, em Lisboa, onde decorreu a cerimónia na presença do Senhor Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, do Senhor Diretor Geral da Segurança Social, Tiago Preguiça, da Senhora Vice-Presidente do Instituto da Segurança Social, Catarina Marcelino, da Senhora Vice-Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Carla Ventura, da Presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Ema Paulino e das Confederadas da CPV que tomaram Posse nos Novos Órgãos Sociais.

O programa iniciou com o acolhimento feito pela ANF, na pessoa de Ema Paulino, seguindo-se a apresentação de um vídeo com o resumo do trabalho desenvolvido pela CPV ao longo dos 15 anos. João Teixeira, secretário da Direção cessante, expôs o tema "CPV: 15 anos em Portugal e na Europa" onde fez um apanhado principal sobre o papel da CPV na sociedade portuguesa e os contributos que tem dado para o desenvolvimento do Voluntariado e o crescimento da sua importância na sociedade e no nosso país tal como toda a colaboração com o Centro Europeu de Voluntariado. Por fim, deixou os desafios que a CPV terá de enfrentar nos próximos anos desde a sua sustentabilidade, à relação com as entidades governamentais, à sua posição na sociedade e a relevância da formação e atividades dinamizadas pela Confederação.

Ao intervalo, os convidados foram presenteados com a atuação do cantor lírico João Mendonza. Seguiu-se a Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais 2022-2026, tendo Paulo Sousa, Presidente da Mesa da Assembleia Geral cessante procedido à leitura da Ata da Tomada de Posse. Foram chamados para assinar todos os representantes nomeados pelas Confederadas, pode encontrar os Órgãos aqui. No final, Rita Valadas, a nova Presidente da Assembleia Geral convidou todos os presentes que quisessem manifestar a sua presença na Tomada de Posse a assinar a ata também. Uma vez terminado o auto, o Presidente da Direção da CPV, Eugénio Fonseca, deixou umas palavras de agradecimento e de alegria pela caminhada da CPV. A encerrar a sessão esteve Gabriel Bastos, Secretário de Estado da Segurança Social, que demonstrou abertura das entidades governamentais para a Cooperação com a Confederação Portuguesa do Voluntariado.
Após abandonar o Auditório, os convidados foram conduzidos para o átrio principal da ANF onde se concretizou um brinde e se partiu o bolo de aniversário.

Programa de Mentoria | Aproximar

A Aproximar – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL está à procura de voluntários para o Programa de Mentoria. Este programa visa apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos mentorandos, capacitando-os com as ferramentas disponibilizadas pelos mentores (voluntários). Todos os interessados deverão frequentar o curso de formação para mentores que terá início brevemente. Após este curso, serão dinamizados workshops de especialização, dependentes do público-alvo. As inscrições estão disponíveis aqui e toda a informação pode ser consultada no website.

"Voluntariado Missionário e Espiritualidade" | FEC

A Fundação Fé e Cooperação irá dinamizar nos próximos dias 22 e 23 de janeiro a 1º Sessão de Formação para Voluntários Missionários 2021/2022. A formação será dinamizada pelo professor Juan Ambrosio, sob o tema “Voluntariado Missionário e Espiritualidade”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas a partir deste link, sendo essencial a participação de todos os inscritos nos dois dias. Para mais informação contactar catarina.antonio@fecongd.org.

Formações e Workshops 2022 | CLIP

A Associação CLIP - Recursos e Desenvolvimento, está a promover diversas ações de formação e workshops ao longo de 2022, sendo estas:

Formações

  • Como mobilizar empresas para Projetos Sociais - 19 a 21 de abril.

  • Monitorização e Avaliação (a definir)

  • Comunicação e Marketing (a definir)

Workshops

  • Gestão administrativa da contabilidade para o 3º setor - 22 de fevereiro

  • Dinâmicas de grupo - 24 de março

  • Truques e dicas BIP/ZIP - 25 de maio

  • Canva para Totós - 20 de julho

  • Ciclo de Projetos - 15, 17, 22 e 24 de novembro

As inscrições estão disponíveis aqui, tal como toda a informação complementar.

"Listen to Europe" | Portugal

No próximo dia 18 de janeiro, entre as 14h30 e as 15h00, o Conselho Nacional da Juventude e o European Movement International, organizam uma mesa redonda online para apresentação dos resultados do projeto "Listen to Europe". O projeto visa ajudar a sociedade civil a criar campanhas direcionadas e informadas com base em dados e segmentação de públicos. A informação completa sobre o evento encontra-se no site e as inscrições estão disponíveis aqui.

Ação de Formação sobre o Voluntariado - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2022, a CPV está a capacitar um grupo de cerca de 35 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). No âmbito do Projeto Saúde Sobre Rodas, projeto de extensão e voluntariado da ESEnfC, a CPV foi contactada para dinamizar a formação "Prática do Voluntariado em Enfermagem".
A formação tem como objetivos a formação e desenvolvimento pessoal dos estudantes, a capacitação dos mesmos para a prática de voluntariado responsável e solidário e a promoção do conhecimento do enquadramento legal do voluntariado. Ao longo dos três dias, as técnicas da CPV estarão a formar, via online, os estudantes através do método ativo, recorrendo a diferentes ferramentas de aprendizagem e dinâmicas para que os mesmos aprendam de forma interativa e criativa.

Selo de Qualidade Academia Voluntária

No passado dia 22, na Casa do Impacto, em Lisboa, procedeu-se ao lançamento do Selo de Qualidade Academia Voluntária, uma iniciativa conjunta entre a CASES, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a APESP, Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, CCISP, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e o CRUP, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, representadas na Sessão de Abertura pelos presidentes da Direção, respetivamente, Eduardo Graça; António Almeida Dias; Pedro Dominguinhos. Em nome presidente do CRUP esteve Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do ISCTE. Presidiram à sessão o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Secretário de Estado Adjunto e do Emprego, Miguel Cabrita em representação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As comunicações foram no sentido da importância, valorização e impactos do voluntariado do Ensino Superior na sociedade, tendo Eduardo Graça afirmado: «Assumimos o voluntariado como um espaço onde cabe aos voluntários e às organizações promotoras do voluntariado encontrarem os seus caminhos com o mínimo de interferência por parte do sector público – respeitando-se assim a autonomia do voluntariado e dos seus representantes; por outro lado, exigimos a nós próprios o valor social desta prática, expressão superior de um exercício livre de cidadania ativa e solidária, promovendo e garantindo, em todas as circunstâncias, sua autonomia e pluralismo.».

Seguiu-se uma comunicação da Vice-Presidente da CASES, Carla Ventura, com o pelouro do Voluntariado, na qual apresentou a Academia Voluntária e a evolução do voluntariado no Ensino Superior e na área da juventude que, percentualmente, é maior que nas outras faixas etárias. Após a comunicação moderou uma mesa-redonda sobre o “Voluntariado: uma formação superior, na qual intervieram pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, Eugénio Fonseca; pelo Transforma Portugal, Edgar Félix; pela Rede de Voluntariado do Ensino Superior, Cátia Martins e ainda os voluntários a frequentarem o Ensino Superior, na Universidade do Algarve, Ricardo Baptista e Rubens no Instituto Politécnico de Setúbal.

O Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntário, Eugénio Fonseca, salientou na sua intervenção que: o voluntariado no Ensino Superior não é uma realidade nova. O que está a acontecer é a sua maior organização e capacitação. Será conveniente que o jovem não aceite esta forma de exercer a sua cidadania só quando entra no Ensino Superior. Que será mais fácil criar uma rede de voluntariado nesta etapa académica, se o aluno já vier com essa experiência, enquanto frequentou os outros níveis de ensino. Seria recomendável uma articulação entre os três níveis de ensino, para que não se caia num “seguementarismo” e elitismo do voluntariado estudantil. Que a Importância do Voluntariado no Ensino Superior situa-se em duas vertentes complementares:

O Voluntariado é uma realidade em permanente mutação. Não nos seus principais fundamentos e valores, mas na ação que tem maiores potencialidades para a implantação de um voluntariado mais inclusivo e promocional a nível das pessoas e das comunidades. Referiu ainda a necessidade de intensificar mais a dimensão que se dá ao voluntariado no âmbito do Programa Erasmus.

A Confederação Portuguesa do Voluntariado integrará o júri Selo de Qualidade Academia Voluntária.

O Voluntariado no Ensino Superior | 22 dez. 15h00

No próxima quarta-feira, dia 22 de dezembro, às 15h00, na Casa do Impacto, em Lisboa, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social vai lançar o Selo de Qualidade "Academia Voluntária". A sessão será transmitida online e acessível a todos os interessados, mediante inscrição prévia aqui.

O Presidente da CPV, Eugénio Fonseca, será um dos oradores na sessão. O programa completo pode ser consultado aqui.

CPV recebe a Luz da Paz de Belém

Em 1986, uma televisão pública austríaca, teve uma iniciativa de solidariedade em favor de pessoas carenciadas, em especial das crianças, a viverem na Áustria, assim como nos países mais próximos. Passados alguns anos, os escuteiros austríacos estenderam este Projeto, que se passou a designar “A Luz da Paz de Belém”, como preparação para o Natal.

Em 1990, a luz, irradiada por uma vela, vinda de Belém da Judeia para Viena, passou a ser espalhada por outras nações, em particular as da Europa e da América. Assim, uma criança da Áustria, semanas antes do Natal, vai à gruta onde Jesus nasceu e acende uma candeia. Essa vela permanece sempre acesa e, numa celebração ecuménica, é partilhada pelos representantes dos países presentes. Numa Diocese, num determinado domingo de dezembro, reúnem-se, representantes de muitos agrupamentos escutistas com os seus dirigentes Regionais, na cidade Episcopal de uma Diocese de Portugal para, numa celebração, ser partilhada a chama que poucos minutos antes tinha chegado. No fim da celebração, é acesa nessa vela uma outra para cada um dos dirigentes regionais que a vai partilhar por todos os presentes. Os escuteiros regressam às suas dioceses, sempre com os candelabros acessos e distribuem a luz por todos os membros desta Organização de juventude maior no mundo. A seguir, cada escuteiro, pessoalmente ou em grupos, ficam responsáveis por levar a “Luz da Paz de Belém” à casa de vizinhos, a lares de idosos, a hospitais, a fábricas, a prisões, onde houver quem queira receber esta luz e a mantenha acesa, pelo menos, até passadas as festas natalícias. Infelizmente, nos dois últimos anos, por causa da pandemia, não foi possível ir à Áustria. Veio a saber-se que, desde 1999, a senhora Filomena, residente na freguesia de Mateus, em Vila Real, mantinha a sua luz permanentemente acesa. Foi lá que, no ano passado e neste, um lobito foi buscar a luz.

Este ano, na tarde do passado domingo, essa luz foi distribuída a mais de 300 escuteiros, vindos das 20 Dioceses de Portugal, pela mão do Senhor Bispo de Setúbal que presidiu à cerimónia, na Sé Catedral. O Chefe Nacional, Ivo Faria, foi o primeiro a recebê-la, depois um representante de cada diocese, espalhou-a pelos escuteiros, seguido do Secretário de Estado Adjunto e da Educação (também escuteiro), da Presidente da Cáritas Portuguesa, da representante da Cáritas Diocesana sadina e de outro em nome da Fraternidade de S. Nuno de Álvares Pereira. Também eu a recebi em nome da Confederação Portuguesa do Voluntariado a que presido.

Ao terminar a celebração, uma escuteira disse: “Esta é a luz que viaja de mão em mão, sem nunca se apagar. A luz que nos dá esperança… Vamos deixar que esta luz viva e brilhe em cada um de nós.”

Eugénio Fonseca

Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado

Eleitos os Órgãos Sociais da CPV para 2022-2026

Ao dia de ontem, 13 de dezembro, decorreu a Assembleia Eleitoral para o mandato de 2022 a 2025 dos Órgãos Sociais da CPV, na sede da Confederada Corpo Nacional de Escutas em Santos, Lisboa. Para este ato foram convocadas as Confederadas da CPV e dada a possibilidade de exercício de voto tanto presencial como por correspondência.
A nova Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal foram eleitos com 19 votos validados.

Assim, durante os próximos quatro anos os Órgãos serão compostos pelos seguintes representantes:

Assembleia Geral:

Presidente | Cáritas Portuguesa | Rita Isabel Morais Tomaz Valadas

Secretário | Conf.Port.Colet.Cultura Recreio e Desporto| Vitor Manuel Conceição Antunes Rosa

Secretário | Médicos do Mundo | Carla Maria de Paiva

Direção:

Presidente | Associação Dignitude | Eugénio José da Cruz Fonseca

Vice-Presidente | Instituto S. João de Deus | Susana de Jesus Morais Queiroga Ferreira Amaral Secretário | Corpo Nacional de Escutas | José Miguel Rodrigues Teixeira Salgado Tesoureiro | Assoc.Nac.Famílias Integração Pessoa Deficiente (AFID) | Carlos Alberto Correia Andrade

Vogal | Associação Mutualista Montepio | Joaquim Amândio da Conceição Caetano Vogal | Instituto das Irmãs Hospitaleiras | Patricia Alexandra Pacheco César Vogal | Serve the City | Alfredo José Bernardo de Abreu

Conselho Fiscal:

Presidente | Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal | Paulo Jorge Santos Sousa Vogal | Plataforma Saúde em Diálogo | Maria do Rosário Zincke Reis

Vogal | Fed.Nacional dos Dadores de Sangue – FAS Portugal | Joaquim Martins Mendes Silva

A tomada de posse decorrerá dia 19 de janeiro, aquando da celebração do aniversário da CPV.

Voluntariado e Cidadania

Decorreu no passado dia 6 de dezembro, a conversa online Voluntariado e Cidadania. Esta ação foi dinamizada pela plataforma Entrajuda, na qual foi apresentado o novo website da Bolsa do Voluntariado. O vídeo da sessão está disponível aqui.

Encerramento das Comemorações dos 90 anos da Associação Guias de Portugal

A CPV esteve, no dia 8 de dezembro, representada pelo seu presidente da Direção, Eugénio Fonseca, no Fórum de encerramento das comemorações dos 90 anos da Associação Guias de Portugal, sob o tema: “O Futuro em cada Guia". O início da sessão contou com intervenções gravadas de S. Excelência o Presidente da República, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e da Presidente Nacional da Associação que, por razões pessoais, não esteve presente.

Após a intervenção de um representante do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, deu-se início a um conjunto de intervenções sobre o tema do fórum. Foram atribuídos prémios aos candidatos à eleição do melhor projeto realizado no âmbito da intervenção da Associação.

Foi feito, conforme as condições de espaço, um breve "Fogo de Conselho" durante o qual foram cantadas canções muito belas. À saída foi ofertado um pequeno saco com algumas bolachas, confecionadas pelas Guias, como ato simbólico do "Bolo de Aniversário".

A Confederação Portuguesa do Voluntariado, com a sua presença, quis manifestar o seu apreço pelas Guias de Portugal e associar-se, com júbilo, a esta data aniversária.

"Cabo Delgado: Prioridade às Pessoas" | 14 de dezembro, 19h00

A Fundação Fé e Cooperação organiza, em conjunto com a Cáritas Portuguesa, Rosto Solidário, Centro Missionário Arquidiocesano de Braga, Comissão Nacional de Justiça e Paz e Fundação Gonçalo da Silveira, o webinar "Cabo Delgado: Prioridade às Pessoas", na próxima terça-feira, dia 14 de dezembro, às 19h.
O evento visa t
razer para o espaço público a trágica situação humanitária vivida na província de Cabo Delgado consequência do conflito armado que perdura desde 2017. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia que poderá ser feita através deste link.

"Desporto Adaptado: Cooperação Transectorial na Península de Setúbal" | 9 de dezembro, 10h00

Na próxima quinta-feira, dia 9 de dezembro, entre as 10h00 e as 12h30, no auditório da Casa do Largo, decorrerá o seminário "Desporto Adaptado: Cooperação Transectorial na Península de Setúbal". O evento decorrerá em regime híbrido, havendo a possibilidade de assistir online. Os destinatários são o público em geral e, em particular, profissionais da área da saúde, técnicos de desporto, associações de jovens, técnicos de juventude, docentes, pais e encarregados de educação, jovens, atletas. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia que pode ser realizada aqui. Entre as diversas temáticas a abordar ao longo do seminário, serão tratados temas como o desporto inclusivo e financiamento de iniciativas.

Sessão de Sensibilização para o Voluntariado - CPV & CLDS 4G Oliveira de Frades | 23 de novembro

Teve lugar no dia 23 de novembro de 2021 a Formação realizada pela Confederação Portuguesa do Voluntariado ao CLDS - Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G - Oliveira de Frades sobre Voluntariado, que decorreu na Biblioteca Municipal deste Concelho. Estiveram presentes cerca de 30 participantes dos 15 aos 70 anos, nesta sessão de 3 horas que ficou marcada pela sua intergeracionalidade e participação de todos.

Os participantes tiveram a oportunidade de realizar diferentes workshops, interagindo, aprendendo e trocando ideias entre todos. Os workshops visaram a capacitação do grupo com o objetivo de que o mesmo possa, numa segunda fase, sensibilizar crianças e jovens para a importância do voluntariado.

Os workshops visaram o enquadramento do conceito de “voluntariado” e “voluntário”, os direitos e deveres dos voluntários e os princípios do voluntariado à luz da Lei de Bases do Voluntariado nº71/98. Por outro lado, foram abordadas outras temáticas como as competências geradas pelo voluntariado, a participação e cidadania global e os diferentes tipos de voluntariado que existem.

A participação de todos fez com que a sessão tivesse sido dinâmica e bastante participada.

A CPV agradece o convite feito pelo CLDS 4G Oliveira de Frades e congratula-o pela iniciativa de promover este encontro sobre o Voluntariado.

VII Encontro Intermunicipal do Voluntariado | A integração dos refugiados em Portugal: Como pode o Voluntariado apoiar?

Na passada segunda-feira, dia 22 de novembro, entre as 10h30 e as 13h00 decorreu o VII Encontro Intermunicipal do Voluntariado (EIV) cujo tema foi "A integração dos refugiados em Portugal: Como pode o voluntariado apoiar?".
A sessão iniciou com a breve mensagem de boas vindas do Presidente da CPV, Eugénio Fonseca, seguindo-se a apresentação da estratégia e do trabalho do Alto Comissariado para as Migrações, pela Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira. Em segundo lugar, foram apresentados dois projetos desenvolvidos por duas Câmaras Municipais, o projeto Guimarães Acolhe (C.M. Guimarães), tendo como oradora Isabel Batista, e o projeto Sinopse - PMARLx - Plano Municipal de Acolhimento a Refugiados de Lisboa (C.M. Lisboa), apresentado por Carla Gonçalves. Seguiu-se a apresentação de Flávia Tomé, sobre a intervenção da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e o esclarecimento do que podem os cidadãos, organizações e entidades da sociedade civil no apoio ao acolhimento dos refugiados e, a intervenção de Vasco Malta, diretor de missão da Organização Internacional para as Mirgrações - OIM Portugal. Por fim, Massouda Hedayat, uma jovem afegã que, no mês de novembro, foi resgatada de Cabul, Afeganistão e está neste momento a estudar na Universidade de Coimbra, deu o seu testemunho enquanto refugiada. João Teixeira, membro da direção da CPV, procedeu ao encerramento da sessão.
O EIV foi organizado pela CPV em colaboração com a Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Guimarães, Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Cineclubes, uma forma associativa e alternativa de ver cinema em Portugal | 26 de novembro, 18h00

A Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) convida todos os interessados a participar no debate "Cineclubes, uma forma associativa e alternativa de ver cinema em Portugal", no dia 26 de novembro, entre as 18h00 e as 20h00, na plataforma Zoom.
A sessão será moderada por Nuno Guedelha e terá como oradores João Paulo Macedo, António Costa Valente e Isa Mateus. Todos os interessados em participar deverão enviar um e-mail até 25 de novembro para
gpa.estremadura@cpccrd.pt, com os seguintes dados:

  • Nome do participante;

  • Entidade que representa.

VII Encontro Intermunicipal do Voluntariado | 22 de novembro, 10h30

No próximo dia 22 de novembro, às 10h30, decorrerá online o VII Encontro Municipal do Voluntariado, cujo tema deste ano é "A integração dos Refugiados em Portugal - Como pode o voluntariado apoiar?". A sessão terá duração de duas horas e será via zoom com transmissão online para o Facebook.

O programa já está disponível:

10h30 – Mensagem de boas-vindas – Prof. Eugénio Fonseca, Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado.

10h35 - “Pedagogia de Acolhimento a Migrantes e Refugiados” – Dr.ª Sónia Pereira, Presidente do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações. (a confirmar)

10h50 – “Deixar tudo e partir” – Zarifa Ghafari, ativista, política e refugiada afegã.

11h10 – “Guimarães Acolhe” – Dr.ª Isabel Batista, Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães.

11h30 – Intervalo

11h35 – “O perfil do recetor” – Flávia Tomé, Plataforma de Apoio aos Refugiados.

11h55 – Vídeo Surpresa com testemunhos de pessoas acolhidas.

12h05 – “A perspetiva da Organização Internacional para as Migrações (OIM) nos diversos domínios da integração das pessoas refugiadas” – Dr. Vasco Malta, Chefe de Missão OIM Portugal.

12h25 – Mensagem de Encerramento – Prof. Eugénio Fonseca, Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado.

As inscrições são gratuitas mas de carácter obrigatório e podem ser feitas aqui, até dia 18 de novembro.

O Encontro Intermunicipal do Voluntariado é uma iniciativa da CPV, Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Guimarães, Câmara Municipal de Lisboa e Câmara Municipal de Torres Vedras.

Esperamos poder contar com todos!

Conversas com vida | 20 de novembro, 21h30

No próximo sábado, dia 20 de novembro, às 21h30, a Associação PROCURA - Missões Claretianas, irá organizar uma sessão online cujo tema será "No meio dos migrantes... vidas e mudanças". A sessão será conduzida pelo testemunho de P. José António Benítez.

As inscrições estão abertas até dia 18 de novembro e deverão ser efetuadas através do e-mail: procuradoriacmf@gmail.com.

Conferência "Intergeracionalidade associativa" | 22 de outubro, 21h00

Na próxima sexta-feira, dia 22 de outubro, às 21h00, via ZOOM, a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), dinamiza a conferência "Intergeracionalidade associativa". Bruno Augusto, conselheiro nacional da CPCCRD, será o moderador da sessão e entre os oradores estarão dois jovens dirigentes associativos; Tiago Rego, Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ); Maria João Quintela, Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia e José Carlos Jorge Batalha, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

A participação carece de inscrição que deverá ser feita até dia 21 de outubro, via e-mail para gpa.centro@cpccrd.pt, identificando o participante pelo nome e associação à qual pertence.

Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021 | Candidaturas até 19 de novembro

A Associação Mutualista Montepio e a Fundação Montepio apresentam a 11ª edição do Prémio Voluntariado Jovem. A iniciativa tem como finalidade divulgar o voluntariado jovem e as suas atividades, assim como apoiar a continuidade de projetos já existentes e estimular a criação de novos. As candidaturas estarão abertas de 12 de outubro a 19 de novembro de 2021 e destinam-se a todas as organizações que se enquadrem numa das seguintes condições: escolas oficiais ou privadas, associações juvenis, associações de estudantes e organizações da economia social, sediadas em Portugal, que desenvolvam projetos com jovens. Toda a informação está disponível aqui.

Conferência Anual da Plataforma Saúde em Diálogo | 27 de outubro

No próximo dia 27 de outubro, a Plataforma Saúde em Diálogo organiza a Conferência Anual “Direito à Saúde: Uma responsabilidade partilhada. Um compromisso de Todos”. No evento serão apresentados projetos locais colaborativos promotores de saúde e do bem-estar físico e social e serão discutidos temas como a estratégia da saúde mental para a próxima década e como colocar a transição digital ao serviço das necessidades de saúde do cidadão. O programa completo está disponível aqui. As inscrições estão disponíveis aqui.

O Governo das Associações | Inscrições até 22 de outubro

A Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional organiza uma formação cetificada com duração de 42 horas, entre os dias 26 de outubro e 18 de dezembro de 2021. Os destinatários são os dirigentes, coordenadores e técnicos de entidades da economia social, sendo que é obrigatório colaborarem em entidades de economia social e solidária, havendo um limite de 20 formandos. A formação é gratuita e as inscrições estão abertas até dia 22 de outubro.

Os principais objetivos são dotar os formandos de ferramentas métodos e técnicas capazes de suportar o desenvolvimento de conhecimentos e práticas de governança no âmbito das associações, permitindo, desta forma, que as organizações se tornem detentoras de competências específicas que lhes permitam melhorar a qualidade dos seus serviços. O formador será Sérgio Pratas, vice-presidente da Direção da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD). Toda a informação e acesso às inscrições está disponível aqui.