Emergência - Ucrânia

Não indiferente à situação de emergência que se vive na Europa, a Confederação Portuguesa do Voluntariado pretende divulgar as iniciativas levadas a cabo pelas suas Confederadas, bem como outras importantes que estão a dar resposta à população da Ucrânia. Poderá aqui conhecê-las e ajudar:


Aldeias de Crianças SOS

A Associação das Aldeias de Crianças SOS está presente na Ucrânia e nos Países que atualmente estão a receber as milhares de crianças refugiadas da guerra: Polónia, Roménia, Hungria, Eslováquia e Moldávia.


Em Portugal, tal como em muitos outros países a nível mundial, estão a ser recolhidos donativos para um fundo de emergência de apoio às crianças e famílias que chegam aos milhares a diferentes países fronteiriços, bem como aos que, por impedimentos vários, ainda se encontram em abrigos na Ucrânia.


Ajude e saiba mais aqui.


Associação dos Escoteiros de Portugal

A Associação dos Escoteiros de Portugal apela ao donativo monetário através da linha de apoio da Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM) - Resposta Humanitária dos Escoteiros da Ucrânia e ao envio de bens e produtos (alimentos, higiene, roupa, etc.) para a Ucrânia e para a fronteira com a Polónia, havendo para tal cinco pontos de recolha em Portugal.

Ajude e saiba mais aqui.


Cáritas Portuguesa

A Cáritas Portuguesa uniu-se em ajuda à Cáritas da Ucrânia e está a fortalecer a sua capacidade de garantir apoio à população através da campanha “Cáritas Ajuda Ucrânia”, reforçando a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas em Portugal.


A Cáritas está a responder em todo o país através da sua rede local de apoio de emergência no local em alimentos, abrigo e higiene pessoal, medicamentos e apoio psicossocial, acolhimento para deslocados internos e transporte seguro para deslocados em trânsito.

Ajude e saiba mais aqui.


Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa está a realizar uma campanha de angariação de fundos que reverte para o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujos elementos, ao abrigo do Direito Internacional Humanitário, se encontram em território ucraniano a prestar apoio direto às pessoas vítimas do conflito.


Importa informar que necessidades básicas como água potável, saneamento, saúde, alimentação e abrigo estão a ser asseguradas, na medida em que as condições de segurança vão permitindo, sendo que estão no terreno engenheiros hídricos e médicos do CICV.

Ajude a saiba mais aqui.


Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ)

A Federação Nacional das Associações Juvenis apela à ajuda através da plataforma WeHelpUkraine, criada por portugueses para dar apoio ao povo ucraniano. Esta iniciativa pretende criar uma ponte de ligação entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar, e atua nas áreas do alojamento, emprego, serviços jurídicos, serviços médicos, psicologia, aulas de língua estrangeira ou logística. É possível o registo como voluntário.


Ajude e saiba mais aqui.


Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI)

A FENACERCI mobilizou as suas organizações associadas para a identificação de resposta ao nível da empregabilidade e apoios diversos. Está em articulação direta com o ACM - Alto Comissariado para as Migrações e com o IEFP, bem como com a organização Europeia Inclusion Europe, particularmente atentos à realidade das pessoas com deficiência intelectual e do desenvolvimento e suas famílias, e com a organização Ucraniana VGO Coalition, representativa das pessoas com deficiência intelectual na Ucrânia.

Ajude e saiba mais aqui.


Médicos do Mundo

A Médicos do Mundo iniciou a realocação da sua equipa internacional e a protecção dos seus colaboradores na Ucrânia, após o começo dos ataques militares. A organização, que começou a operar no país em 2015, conta com um total de 100 profissionais no terreno. A MdM disponibiliza assistência humanitária e serviços de saúde às populações vulneráveis.

Ajude e saiba mais aqui.