• CPV

Seminário Cidadania Acontece | Entrega do Prémio #Cidadania Jovem 2021

Updated: Jul 23

Teve lugar ontem, dia 21 de julho de 2021, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Seminário Cidadania Acontece, organizado pela Associação Mais Cidadania, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, através do Centro de Juventude de Lisboa, e a Confederação Portuguesa do Voluntariado. O evento contou com 53 participantes, tendo estado representadas 23 entidades distintas (ligadas ao ensino e à juventude, organismos públicos e privados e organizações da sociedade civil).


O Seminário Cidadania Acontece ficou pautado pela entrega do Prémio #Cidadania Jovem 2021, cuja finalidade é reconhecer e valorizar o envolvimento cívico dos jovens e a sua participação ativa na comunidade. Destina-se a jovens entre os 13 e os 25 anos, residentes em Portugal. Foram recebidas 42 candidaturas e apreciadas de acordo com os seguintes critérios: originalidade, criatividade e pertinência.


O Prémio #CidadaniaJovem 2021 foi atribuído a Francisco Cordeiro de Araújo, que criou um projeto de responsabilidade cívica – Os 230 - com o objetivo de contribuir para o reforço da Democracia, contrariando o afastamento dos cidadãos em relação ao mundo político, tendo-se proposto ao desafio de entrevistar os 230 deputados à Assembleia da República, para que os portugueses conhecessem melhor os seus representantes.


Face ao teor das candidaturas, o júri decidiu atribuir, para além do Prémio, quatro Menções Honrosas, distinguindo assim a Bruna Saraiva com o seu projeto “Vê e Comunica”, de ensino da Língua Gestual Portuguesa; o Ricardo Andrade, Rodrigo Andrade e Miguel Gomes pela criação da Associação Jovem do Oeste; a Pilar Guimarães com o seu projeto “Quadro de Mérito Evolutivo” na Escola Secundária Felismina Alcântara em Mangualde; e a Bruna Jeremias e Ana Rita Pinto pelo seu projeto “INCapazes” no âmbito da inclusão de pessoas com deficiência.


Este Prémio teve duas edições, 2020 e 2021, e tem prevista uma nova edição em 2022.


O Seminário Cidadania Acontece ficou marcado pelas suas três mesas redondas, pelos momentos de partilha de resultados do projeto e reflexões sobre as (novas) formas de participação cívica dos jovens, bem como pela participação de jovens envolvidos no projeto, ativistas, representantes de entidades públicas e privadas, professores e organizações não governamentais.


O Seminário Cidadania Acontece marcou o culminar do Projeto #Cidadania, que, ao longo de 27 meses, promoveu a educação para a cidadania através de metodologias de educação não formal a 463 jovens e 76 educadores para a cidadania (professores, líderes, técnicos de juventude, animadores). Exemplo disso foram os processos de debate e reflexão junto de jovens, capacitando-os para o exercício pleno da cidadania, para a participação consciente e incentivando-os ao ativismo, tendo sempre por base o mundo e as conexões digitais.


Para auxiliar no desenvolvimento dos materiais e das formações realizadas no âmbito do Projeto #Cidadania, a Associação Mais Cidadania associou-se à Confederação Portuguesa do Voluntariado, à Human Rights Academy da Noruega, ao Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), através do Centro de Juventude de Lisboa, à Escola Profissional Bento de Jesus Caraça – Delegação de Lisboa e do Barreiro e ao Agrupamento Vertical de Escolas Baixo-Chiado.


O Projeto #Cidadania está enquadrado no programa Cidadãos Ativ@s, uma componente dos EEA Grants que visa apoiar organizações não governamentais. O programa é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, e é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.






20 views0 comments