• CPV

Projeto eVaVol: avaliação da fase piloto em Bruxelas

Na primeira semana de março, voluntários de quatro países que participaram na fase piloto, testando a plataforma eVaVol, desde o verão passado, reuniram-se com os responsáveis pelo desenvolvimento da Plataforma, em Bruxelas.

Nos três primeiros dias, os voluntários, provenientes de Espanha, Irlanda, Itália e Portugal, apresentaram os resultados da sua utilização da plataforma e-VaVol para validar as suas aprendizagens adquiridas através do voluntariado, parte de um processo de qualificação oficial.

O quarto dia permitiu aos voluntários fazerem propostas de melhoramento da plataforma, assumindo os responsáveis pelo seu desenvolvimento o compromisso de integração das sugestões recolhidas.

No quinto dia, os parceiros do projeto concertaram entre si as tarefas decorrentes da implementação de todas as alterações sugeridas pelos voluntários da fase de teste. De acordo com estes compromissos, a plataforma e-VaVol melhorada será disponibilizada em setembro próximo.

Em consequência deste trabalho conjunto de parceiros e voluntários dos diferentes países, em Bruxelas, a versão final da plataforma será seguramente mais eficaz para quantos procurem validação para as suas aprendizagens através do voluntariado. Deste modo, estará melhorada a transferência de conhecimentos e competências do voluntariado para a educação formal.

O projeto e-VaVol é uma iniciativa da Plataforma de Voluntariado de Espanha, em colaboração com o Centro de Apoio ao Voluntariado da Lazio (Itália), a Confederação Portuguesa do Voluntariado, a Parceria de Desenvolvimento Social da Comunidade de Meath e o Instituto de Tecnologia de Cork (ensino superior), ambos da Irlanda.

Este projeto é cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

Para mais informação, consultar www.evavol.eu.



30 views