• CPV

Prémio #CidadaniaJovem 2021 - Candidaturas Abertas

Updated: May 31

Estão abertas as candidaturas para o Prémio #CidadaniaJovem, que pretende reconhecer e valorizar o envolvimento cívico dos jovens e a sua participação ativa na comunidade. As candidaturas devem evidenciar ações ou práticas de envolvimento cívico e participação ativa na comunidade desenvolvidas por um jovem ou grupo de jovens.


O Prémio #CidadaniaJovem destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos, residentes em Portugal, podendo os mesmos candidatar-se individualmente ou em grupo (até 4 subscritores). Cada jovem ou grupo de jovens pode apresentar até um máximo de três candidaturas.


As Candidaturas estão abertas de 10 de maio a 30 de junho de 2021 através do preenchimento deste formulário. O vencedor (individual ou grupo) premiado com o Pack Ativista #Cidadania em julho.


O Regulamento do Prémio #CidadaniaJovem está disponível para consulta aqui.


O Prémio #CidadaniaJovem é uma das iniciativas do Projeto #Cidadania, que visa promover a educação para a cidadania através de metodologias de educação não formal. O projeto tem como objetivo promover os espaços de participação jovem para incentivar a iniciativa democrática e a cidadania ativa na esfera pública, social e individual.


Com isso, espera-se contribuir para o reconhecimento da cidadania como uma prática de valor acrescentado para a vida dos jovens e para a sociedade envolvente. Para tal, tem-se capacitado jovens e educadores para a cidadania (professores, líderes, técnicos de juventude) para desenvolver nestes espaços ações e conteúdos que assistam à aprendizagem sobre, através, e para a cidadania.


Ao longo dos seus 28 meses de duração (abril 2019 a julho de 2021), o #cidadania tem promovido o desenvolvimento de campanhas de sensibilização, a participação em iniciativas comunitárias e de voluntariado, e a submissão de propostas ao Orçamento Participativo Jovem.


Este projeto está enquadrado no programa Cidadãos Ativ@s, uma componente dos EEA Grants que visa apoiar organizações não governamentais. O programa é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, e é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Sabe mais sobre o projeto #Cidadania aqui.





50 views0 comments