• CPV

Prémio #CidadaniaJovem 2020 com três vencedores ex aequo

A Praia da Foz do Arelho, no concelho de Caldas da Rainha, acolheu, no passado dia 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude – a cerimónia de anúncio e entrega do prémio #CidadaniaJovem 2020, que contou com 19 candidaturas de jovens dos 13 aos 25 anos. O prémio enquadra-se no projeto #Cidadania, que decorre desde abril de 2019 até julho de 2021, coordenado pela Associação Mais Cidadania e do qual a CPV é parceira.

Esta primeira edição do prémio teve três vencedores ex aequo, que apresentamos a seguir.


Terceira Beach Cleaning

Este grupo de jovens da ilha Terceira, prestes a tornar-se associação juvenil, foi um dos vencedores, tendo-se juntado para fazer frente aos problemas de poluição que afetam a ilha.


“Vivemos na ilha Terceira, no arquipélago dos Açores e, como jovens, estamos habituados a tirar proveito de toda a sua natureza, especialmente das praias durante o verão. A nossa zona costeira foi e continua a ser vítima de poluição marinha, pondo em risco a nossa fauna, a flora marinha e a saúde dos banhistas. (...) Agimos através da organização de vários eventos, para sensibilizar e dar a oportunidade à população de agir perante esta situação. Acreditamos que juntos fazemos a diferença!”

Equipa: Maria Fraga Mendes, Leonor Raimundo, Maria Alice Ricarte, Gonçalo Rosa e Ana Beatriz Santos


Distribuição de bolos pela comunidade

A Sofia, de Corroios, é uma das vencedoras do Prémio, tendo posto mãos à obra para fazer bolos e outros artigos de pastelaria, no âmbito dos trabalhos práticos do seu curso de Pastelaria, distribuindo-os pelos profissionais de saúde e pelas pessoas mais necessitadas da sua comunidade.


“Com esta pandemia há cada vez mais pessoas a serem esquecidas na rua e a passarem fome, e já que tinha a mais dei o que tinha. Para além disso, os profissionais de saúde matam-se a trabalhar todos os dias e achei que um pequeno gesto como este pudesse ajudar de alguma forma e tentar animar os seus dias.”

Sofia Lara Pereira


Youth Cluster

Os jovens da Youth Cluster criaram esta plataforma que agrega oportunidades nacionais e internacionais para que seja possível um maior envolvimento na comunidade, visando o acesso a boas oportunidades que garantam um futuro mais enriquecedor para os jovens.

“Estas oportunidades permitem aos jovens adquirir experiência profissional de forma alternativa, em locais onde são valorizados em detrimento de estágios não remunerados que mantém o elitismo e a falta de diversidades de vários sectores.”

Equipa: Margarida, Johan, Rita, Ana, Teresa, Mariana, José, Rita, Afonso e António

O prémio #CidadaniaJovem resulta do projeto #Cidadania, um projeto de educação para a cidadania com recurso a metodologias de educação não formal através da capacitação de educadores para a cidadania (professores, líderes, técnicos de juventude, psicólogos, etc.) e capacitação de jovens. Tem como objetivos promover a participação democrática e a cidadania ativa dos jovens na esfera pública, social e individual e contribuir para o reconhecimento da cidadania como uma prática de valor acrescentado junto dos jovens e sociedade.


São parceiros desde projeto coordenado pela Associação mais Cidadania a Confederação Portuguesa do Voluntariado, a Human Rights Academy (HRA - Noruega), o IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça – Delegações de Lisboa e do Barreiro, a Associação Percursos – Ensino e Formação Profissional, e o Agrupamento Vertical de Escolas Baixa-Chiado.


Este projeto está enquadrado no programa Cidadãos Ativ@s, uma componente dos EEA Grants que visa apoiar organizações não governamentais. O programa é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, e é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.


A atribuição do prémio fez parte do programa das celebrações do Dia Internacional da Juventude (DIJ), que decorreram em 36 praias do país. Os jovens participantes promoveram diversas ações de sensibilização para a limpeza das praias, em linha com o objetivo 13 (ação climática) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As celebrações do DIJ foram uma iniciativa conjunta do CNJ - Conselho Nacional de Juventude, FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis e IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, com o apoio dos respetivos municípios e freguesias.



21 views