• CPV

Ouvir os apelos dos jovens e estar à altura dos desafios

“Doa ou voluntaria-te nas organizações locais de juventude. Educa-te sobre os problemas que enfrentamos. Caminha com a tua comunidade pela igualdade racial e de género, pela justiça económica e ambiental, pela paz.”


Foi este o convite de Susan Reichle, presidente e CEO da Fundação Internacional da Juventude (International Youth Foundation), no Dia Internacional da Juventude, celebrado a 12 de agosto.


Numa reflexão sobre a efeméride, a presidente da FIJ reforça a importância do papel da juventude na mudança de paradigmas, em particular os jovens que através do seu compromisso voluntário - em variadíssimas áreas de intervenção cívica - contribuem para a criação de um mundo melhor.


A inspiração proveniente da resiliência dos jovens deve não só alimentar a nossa esperança, mas também a nossa indignação. Não podemos aplaudir a resistência dos jovens agentes de mudança sem entendermos os obstáculos enfrentados pelos mesmos, que os tornaram tão resistentes, escreveu Susan Reichle.


Assim, inspirada por vários exemplos, a Fundação apoia jovens ativistas, orgulhando-se do excelente exemplo de trabalho que estes realizam, todos os dias, na luta contra a falta de oportunidades generalizada, alterações climáticas e desigualdades raciais e sociais.


A CPV acompanha sublinha estas afirmações e apela a uma cada vez maior intervenção de jovens voluntários na transformação da sociedade, quer se quer mais justa para todos.
















Susan Reichle, presidente e CEO da Fundação International da Juventude

Fonte: International Youth Foundation

16 views