• CPV

VI Encontro Intermunicipal de Voluntariado

Updated: Dec 18, 2020

Realizou-se no dia 18 de dezembro, entre as 10h00 e as 12h00, em formato online na plataforma zoom, o VI Encontro Intermunicipal de Voluntariado, promovido pela Confederação Portuguesa do Voluntariado e pelos Municípios e seus Bancos Locais de Voluntariado de Cascais, Guimarães, Lisboa e Torres Vedras.

O Webinar contou com 55 participantes e teve como tema as Respostas Locais ao Desafio Global do COVID-19: Sinergias entre os Bancos Locais de Voluntariado e a Sociedade Civil. Durante a sessão foram realizadas quatro apresentações por parte dos Municípios e seus Bancos Locais de Voluntariado, enquadrando a situação do voluntariado nestes em contexto de pandemia, como seja o confinamento, as respostas dadas, os problemas sociais, o contributo (e o aumento ou não) dos voluntários, entre outras.


A sessão teve início com a intervenção da Vice-Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Susana Queiroga, e prosseguiu com a moderação de João Teixeira, membro desta Direção. O primeiro caso partilhado foi o do Município de Cascais, apresentado por Marta Sanches Osório, Chefe da Unidade de Práticas de Cidadania em Rede, seguindo-se o do Município de Guimarães, apresentado por Ana Catarina Almeida, Psicóloga da Cruz vermelha portuguesa, posteriormente o Município de Lisboa, apresentado por Paula Nobre, Chefe Divisão para a Participação e Cidadania e, por último, o Município de Torres Vedras, apresentado por Ana Umbelino, Vereadora do Desenvolvimento Social, Cultura, Património Cultural e Turismo. Abriu-se um debate, com perguntas e respostas, sendo seguidamente concluída a sessão.




231 views0 comments