• CPV

Fundação Bento Menni faz a sua apresentação e inaugura loja solidária

Updated: Jan 23

No dia 06 de dezembro de 2019, na Casa de Saúde da Idanha – Lisboa, teve lugar a apresentação pública da Fundação Bento Menni, da Província Portuguesa das Irmãs Hospitaleiras.


Esta apresentação aconteceu na casa berço da Congregação das Irmãs Hospitaleiras em Portugal, que comemora 125 anos de presença e missão ao serviço das pessoas com doença mental.


O evento reuniu membros do governo provincial, diversas entidades, parceiros e benfeitores da Obra Hospitaleira que se associaram ao nascimento desta Fundação, que atua no âmbito nacional e internacional. A Fundação tem como fins a promoção da integração comunitária e social de pessoas com necessidades especiais, idosos e pessoas em situação de fragilidade social e desenvolvimento de projetos de cooperação e desenvolvimento.


Foi de um modo informal e de convívio entre os presentes, que teve lugar um almoço, onde os membros da Direção da Fundação Bento Menni fizeram a apresentação dos objetivos e próximas etapas de trabalho. Foi ainda descerrada pela Irmã Paula Carneiro, presidente da Fundação, a placa com o logótipo da mesma.


Após este momento de partilha, foram todos convidados a participar na inauguração da loja solidária, um espaço da Casa de Saúde da Idanha, aberto ao exterior, que irá possibilitar a venda de produtos a custos reduzidos e simbólicos, como forma de angariação de fundos para os projetos em curso.


Uma das primeiras iniciativas para apoiar os projetos de cooperação e desenvolvimento foi a campanha de angariação de fundos para a missão hospitaleira em Timor, que está a dar os primeiros passos no sentido de expandir a obra hospitaleira e os cuidados em saúde mental naquele país.


Com a certeza de que este foi o primeiro de muitos passos que a congregação quer dar para levar a Hospitalidade mais longe e a mais pessoas que dela necessitem. Para tal, as Irmãs contam com o apoio de todos os membros da comunidade hospitaleira e de muitos parceiros e amigos desta Obra.


Neste ano 2020, as Irmãs Hospitaleiras querem, sobretudo, apostar na divulgação da Fundação e dar os primeiros passos ao nível da promoção da saúde mental em Portugal, designadamente na área da literacia das populações mais jovens.


Foto da sessão de apresentação

15 views