• CPV

Formação #Cidadania envolve 21 Animadores Juvenis em 4 Sessões de Educação para a Cidadania

Em Portugal, o interesse dos jovens pela política tem decrescido sucessivamente, leva a que se sintam frequentemente mal representados pelos seus governos. No entanto, isso não se traduz necessariamente num desinteresse pelos tópicos da cidadania.


Neste contexto, surgiu em abril de 2019 o projeto #Cidadania, que terminará em julho de 2021, tendo como objetivos principais a promoção da cidadania ativa e a participação democrática dos jovens, bem como o contributo para o reconhecimento público da cidadania como prática de valor acrescido à juventude.

O projeto #Cidadania capacita jovens e educadores para a cidadania para desenvolver nestes espaços ações e conteúdos que assistam à aprendizagem sobre, através, e para a cidadania.


Assim, a formação #Cidadania, desenvolvida em parceria pela Associação Mais Cidadania e a Confederação Portuguesa do Voluntariado, realizou-se nos dias 23 e 25 de fevereiro e 2 e 4 de março das 21h00 às 23h00, totalmente online, dotando 21 animadores juvenis de conhecimentos e competências para aplicar junto dos jovens. Todos os formandos são voluntários que lidam com jovens, Dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, Confederada da CPV, e pertencentes aos Núcleos Oriental e Ocidental da Região e Cidade de Lisboa.


Ao longo dos 4 módulos formativos, incidiu-se sobre os seguintes temas: Métodos de Educação Não-Formal, Cidadania e o Voluntariado, Direitos Humanos e Diversidade Cultural e apresentação e exploração do Manual Conectados pela #CIDADANIA, um guia destinado a técnicos que trabalham com jovens a promoção da cidadania.


Os formandos irão ainda receber um certificado de participação e o Manual Conectados pela #CIDADANIA.



O #Cidadania é um projeto coordenado pela Associação Mais Cidadania em colaboração com os parceiros Confederação Portuguesa do Voluntariado, EPBJC - Escola Profissional Bento de Jesus Caraça: Lisboa e Barreiro, Escola Técnica Psicossocial de Lisboa, Agrupamento Passos Manual, Human Rights Academy e IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.


Este projeto está enquadrado no programa Cidadãos Ativ@s, uma componente dos EEA Grants que visa apoiar organizações não governamentais. O programa é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, e é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

42 views0 comments