• CPV

Fórum Internacional de Voluntários de Perm

O Centro de Desenvolvimento do Voluntariado de Perm, Rússia, membro do Centro Europeu de Voluntariado – CEV, em parceria com o Governo da Região de Perm e a Associação Nacional para o Desenvolvimento da Educação, organizou o seu fórum anual subordinado ao tema “Voluntariado – Incubador pessoal”. O evento decorreu em 23 e 24 de outubro passado e contou cerca de três centenas de participantes.

O Fórum reuniu especialistas de diferentes áreas da sociedade civil, representantes de governos locais e regionais e de empresas, além de convidados de vários países europeus e organizações de voluntariado e outros participantes da Região de Perm e de outras cidades.

O programa do Fórum colheu inspiração no Plano das Nações Unidas para a Integração do Voluntariado na Agenda 2030 e no Plano de Ação para a Implementação do Voluntariado da Federação Russa até 2025.

Os trabalhos decorreram entre sessões plenárias, workshops e painéis, sessões prospetivas e motivacionais, entre outros momentos de intercâmbio.

O vice-presidente do CEV e membro da direção da CPV, João Teixeira, foi um dos oradores convidados, com comunicações nas sessões de abertura e encerramento, na sessão plenária sobre “Integração do Voluntariado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, na sessão prospetiva sob o tema “Desenvolvimento de competências em Voluntariado” e na sessão motivacional dedicada “À cooperação internacional de voluntários”.

Outros momentos do programa foram dedicados à abordagem de temas relacionados com o cinema social enquanto ferramenta para a criação de uma consciência cívica e consequente intervenção na comunidade.

Os dois dias de trabalho culminaram com a sessão de entrega de prémios aos vencedores, em várias categorias, do Lampa International Film Festival, uma iniciativa anual que corre em simultâneo com o Fórum.

Foto: Organização do Fórum



5 views