• CPV

CPV promove Sessão sobre Voluntariado e ODS a 40 alunos da Escola Secundária Rainha D. Amélia

Decorreu no passado dia 5 de abril de 2021 a formação sobre Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dirigida a 40 alunos de 4 turmas do 12º ano dos cursos de Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicas da Escola Secundária Rainha D. Amélia, localizada na freguesia de Alcântara, Lisboa.

A sessão, organizada pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, teve como objetivo abordar a prática de voluntariado, as boas ações em prol da comunidade, conhecer a Agenda 2030 e os seus 17 ODS, bem como relacionar a prática do voluntariado com a contribuição para esta agenda global.

Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no mundo que nos rodeia, bem como sobre a prática de voluntariado e ações em prol da comunidade. Os alunos, divididos em grupos, puderam partilhar as suas experiências de envolvimento na comunidade, refletir sobre os maiores desafios que esta atravessa e encontrar soluções para os mesmos, tanto na sua escola como também na comunidade envolvente.


No final, tiveram oportunidade de partilhar em grupo as conclusões a que chegaram, sendo que todos se identificaram como parte da solução dos desafios que os rodeiam através da prática de boas ações diárias, projetos escolares e ações voluntárias. Muitas foram as ideias que surgiram desta sessão, fruto da partilha de experiências e de aquisição de conhecimento.

A avaliação da sessão, feita por parte dos alunos, refletiu ter sido esta uma excelente oportunidade de aprendizagem, partilha e cooperação entre alunos de diferentes turmas da escola sobre a temática do voluntariado e da sustentabilidade do planeta, ambas inteiramente interligadas.





33 views0 comments