• CPV

CPV celebra Dia Internacional dos Voluntários com entrega do Troféu Português do Voluntariado

A Confederação Portuguesa do Voluntariado – CPV celebrou, em Guimarães, o Dia Internacional dos Voluntários – 5 de dezembro – com a habitual entrega do Troféu Português do Voluntariado, iniciativa bandeira da CPV.

O júri recebeu 12 candidaturas, reduzidas a 10, por desistência de uma e por falta de documentação complementar solicitada e não entregue.

As 10 candidaturas distribuíram-se pelas quatro categorias do Troféu: Geral – 4, Jovem – 1, Sénior – 3 e Carreira – 2.

Nesta edição, o júri não galardoou na categoria Jovem, mas, em contrapartida reconheceu ex aequo ambas as candidaturas de Carreira.

Foram os seguintes os galardoados na 11ª edição do Troféu Português do Voluntariado: Geral – Equipa de Voluntários do projeto ‘Saúde a Sorrir na Guiné-Bissau’, enquadrada pela Associação Mundo a Sorrir; Sénior – Voluntária Lídia Mira (voluntariado cultural), enquadrada pela Fundação Eugénio de Almeida; Carreira – voluntários Joaquim Mendes e Paulo Natividade, pelos projetos ‘Férias de Campo’ e ‘Drave Scout Centre’, ambos enquadrados pelo Corpo Nacional de Escutas, há mais de 15 anos.

O júri, constituído por personalidades (a título individual), é representativo de várias sensibilidades relacionadas com o voluntariado: Conceição Zagalo (voluntariado corporativo); João Afonso (direitos sociais), Maria da Glória Garcia (voluntariado universitário) e Murta Rosa (associativismo juvenil). João Teixeira, da direção da CPV, em representação do CNE, presidiu ao júri do Troféu.

Os premiados Carreira: Paulo Natividade, à esquerda, e Joaquim Mendes, voluntários adultos no Corpo Nacional de Escutas

Foto: Manuel Oliveira/CNE


8 views