• CPV

CPV celebra 13 anos e reforça meios de comunicação


Da esq. para a direita: Drª Antónia Coutinho, Drª Ana Godinho, Prof. Eugénio Fonseca

A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), nascida a 19 de janeiro de 2007, promoveu uma sessão comemorativa do seu 13º aniversário, ontem, 21 de janeiro, que teve como anfitriã a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


O encontro, que reuniu cerca de seis dezenas de participantes, representando organizações confederadas e outros convidados, designadamente a direção da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a entidade que, em nome do Estado, tem, entre outras, a responsabilidade da promoção do Voluntariado.


A sessão de abertura teve a presença e intervenções da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho – que esteve acompanhada da secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes –, além do presidente da CPV, Eugénio Fonseca, e da representante do diretor da faculdade, Antónia Coutinho.


Para além das palavras de apreço e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela CPV neste 13 anos, foi vontade manifesta da ministra Ana Mendes Godinho a colaboração estreita com a CPV, designadamente no que à revisão da legislação sobre o Voluntariado respeita, além de áreas como a capacitação dos atores desta forma de intervenção cívica.

Os trabalhos desta comemoração incluíram ainda a apresentação do projeto ‘VolunCET’

(Volunteer Coordinators Education and Training), um curso de formação em e-learning para

gestores e coordenadores de voluntários, agora completamente adaptado à nossa realidade portuguesa, neste domínio, e que ficará disponível no dia 1 de fevereiro. A apresentação foi feita pela coordenadora do grupo de trabalho 1 da CPV – Formação, Investigação e Produção de Conhecimento, Olga Cunha, responsável pela adaptação.


A aposta da CPV nas questões da comunicação, para uma mais eficaz e eficiente ação

voluntária, foi motivo para uma intervenção pedagógica da CEO da Wisdom Consulting (uma empresa de comunicação com experiência colaborativa com o 3º setor), Domingas Carvalhosa, que falou sobre ‘Comunicação e Voluntariado’.


Ainda dentro desta linha, foram apresentadas novas ferramentas comunicacionais da CPV,

nomeadamente o novo site e a nova newsletter – apresentados pelo gestor de projetos da

CPV, André Chagas –, e os novos folhetos sobre a CPV, o curso VolunCET e o Selo de Qualidade Join4Change em Gestão de Voluntariado, distribuídos aos presentes, além de um novo roll-up genérico – apresentados pela vice-presidente da CPV, Susana Queiroga –.


As comemorações encerraram com um Porto de Honra, proporcionando um momento de

convívio entre os presentes.


Apresentação do tema "Comunicação e Voluntariado"

33 views