• CPV

Congresso de Outono do CEV (Centro Europeu de Voluntariado)

A Confederação Portuguesa do Voluntariado participou, juntamente com voluntários e representantes de organizações da sociedade civil, municípios e instituições da UE, no congresso de Outono do Centro Europeu de Voluntariado, que decorreu entre os dias 21 e 23 de outubro e contou com o apoio do município de Pádua, Capital Europeia do Voluntariado 2020 e do Programa Europe Citizens. Foram mais de 100 participantes de 40 organizações diferentes e de 17 países a marcar presença no evento.


O Congresso, que teria lugar em Pádua, foi realizado online, dadas as restrições da atual pandemia. Com efeito, houve lugar a apresentar e debater as tendências atuais no setor de voluntariado e da sociedade civil. O congresso contou com os seguintes eventos: Assembleia Geral do Centro Europeu de Voluntariado, Webinar VOCIS: Voluntários como força de solidariedade em termos de crise, apresentação dos candidatos à Capital Europeia do Voluntariado 2022 e Webinar “Costurando a Solidariedade Juntos”.


“O Congresso oferece uma oportunidade única de troca de ideias entre os decisores políticos, organizações da sociedade civil e voluntários. Estamos desapontados por não estarmos fisicamente em Pádua e poder vivenciar em primeira mão a solidariedade e o voluntariado na cidade, mas estamos esperançosos pelas oportunidades futuras e gratos pelas alternativas online que nos permitem facilitar as discussões pretendidas.”

Gabriella Civico, Diretora do Centro Europeu de Voluntariado


A Capital Europeia do Voluntariado 2021 será Berlim.

Saiba mais aqui.




7 views