• CPV

Programa Voluntários Consigo

O Programa Voluntários Consigo surge como resposta às ameaças da pandemia, dirigida a pessoas que integram grupos de risco que, para evitar a sua própria exposição, ficam nos seus domicílios a cumprir as regras de segurança. Todavia, esta restrição, com o passar do tempo, pode originar problemas colaterais como a solidão, o acesso não atempado a bens essenciais para a subsistência quotidiana, irritabilidade ou afastamento social muito mais profundo que o distanciamento exigido. Tudo isto se agrava com a falta de um adequado suporte familiar ou de vizinhança.


O Programa Voluntários Consigo surge assim com o objetivo de combater o isolamento social e possibilitar o acesso de pessoas sem apoio familiar, mais vulneráveis ao contágio da-Covid19, a bens e serviços. Os beneficiários inscritos no programa terão voluntários consigo a dar resposta às suas necessidades, como seja a aquisição de bens e serviços sem sair de suas casas.


O Programa Voluntários consigo, em vigor desde março de 2021, é uma iniciativa da Confederação Portuguesa do Voluntariado com o apoio das instituições Corpo Nacional de Escutas, Médicos do Mundo, Serve the City, Plataforma Auxiliar.PT, Universidade Nova, Câmara Municipal de Lisboa, Juntas de Freguesia da Cidade de Lisboa, Centros de Saúde de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e outras instituições que vierem a ser consideradas relevantes.


Gostaria de ser Voluntário/a?

Para ser voluntário/a é necessário:

- Ter +18 anos;

- Não pertencer a grupos cujas circunstâncias de saúde o/a colocam em risco;

- Residir na Cidade de Lisboa ;

- Estar enquadrado/a numa destas organizações parceiras do projeto: Corpo Nacional de Escutas, Médicos do Mundo, Serve the City e Universidade Nova.


Caso esteja interessado/a, deve contactar diretamente a organização para se tornar voluntário/a do Programa.


Gostaria de ser Parceiro?

Para ser parceiro é necessário ter identificados possíveis beneficiários do programa que:

- Devem estar obrigatoriamente confinados ao domicílio;

- Disponham de meios de proteção social;

- Declararem, por escrito, que aderem de livre vontade ao Programa e que podem sair dele sempre que quiserem, assim como que conhecem as regras do mesmo;

- Obtenham a declaração de, pelo menos, um familiar direto, tutor ou cuidador designado, em como é do seu conhecimento a decisão do/a seu/sua familiar.


Caso gostasse de se tornar parceiro, inscreva-se preenchendo este questionário.

Brevemente será contactado.


Possíveis parceiros são, por exemplo, a Câmara Municipal de Lisboa, Juntas de Freguesia da Cidade de Lisboa, Centros de Saúde de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Instituições de Solidariedade Social como Cáritas, Paróquias, IPSS e outras instituições consideradas relevantes que vão ao encontro do objetivo do Programa.


Quer saber mais?

Pode descarregar aqui a Ficha de Projeto do Programa Voluntários Consigo.

Caso surja alguma dúvida, não hesite em contactar: projetoscpv@convoluntariado.pt




123 views0 comments