• CPV

4ª Sessão de Debate: Voluntariado no Contexto da Saúde

Decorrente da sessão comemorativa dos 14 anos da CPV, convidamos todos os interessados em participar na quarta sessão de debate, tendo como tema Voluntariado no Contexto da Saúde, que se realizará quarta-feira, dia 3 de fevereiro às 15h00.

A sessão será moderada por Carlos Pinto Ribeiro (FNVS). As sessões são de debate aberto e necessitam da sua participação ativa. Está convidado a partilhar connosco as suas reflexões, necessidades e experiências. Queremos ouvi-lo e enriquecer a nossa reflexão sobre o futuro do voluntariado. Nesse sentido, partilhamos desde já as perguntas de partida:


A pandemia provoca um conjunto de impactos negativos, mas também impactos positivos que podem transformar-se num contributo efetivo através do efeito de coesão que as ações de voluntariado podem conferir nas sociedades. As exigências do tempo presente necessitam de respostas, necessitam de uma reflexão profunda em diversas áreas de maior vulnerabilidade. Os fatores chave são o tempo, os valores, o bem comum, o humanismo e o enriquecimento da cidadania.


1. Na área de voluntariado em discussão, que caminhos se abrem, que novas geografias (novos posicionamentos, novas respostas) devemos considerar?


2- Os Voluntários que atuam dentro das Instituições prestadoras de Cuidados, deveriam organizar-se para alargar o apoio, o humanismo, a solidariedade e a compaixão ao doente no seu domicílio?


3- No atual contexto de pandemia justifica-se ainda mais a atividade Voluntária em Saúde, enquanto promotora da humanização da Instituição de Saúde?


4- Apostar na Literacia em Saúde é a melhor forma de capacitar os doentes para tomarem consciência dos seus direitos e deveres. Que papel poderão ter os Voluntários nesta área de intervenção?

Agradecemos a divulgação também por potenciais interessados.

Inscreva-se aqui até dia 3 de fevereiro às 12h00



121 views0 comments