• CPV

14º Aniversário da CPV - Mensagem do Presidente

Assinala-se, hoje, o 14.º aniversário da criação da Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), com a realização de um webinar subordinado ao tema Voluntariado em tempo de pandemia – as novas geografias do voluntariado. A partir deste evento, hão-de surgir grupos de trabalho satélites para aprofundamento das principais ideias que resultarem da reflexão realizada a propósito do tema referido.


É esta dinâmica de participação ativa que a CPV tem procurado imprimir à sua ação, ao longo destes 14 anos, potenciando a ação das voluntárias e voluntários, bem como um investindo, cada vez mais, na formação dos mesmos tendo em conta a mutação rápida das realidades. A alteração mais evidente, é sem dúvida, a atual pandemia que, apesar das limitações de circulação e de encontro pessoal, não tem inviabilizado a criatividade e colaboração em muitas e nas mais diversas circunstâncias aonde a fragilidade humana e das estruturas mais tem reclamado o seu apoio. A nossa gratidão a todas essas heroínas e a todos esses heróis. Grande parte do muito que está a acontecer se faz com apoio das organizações federativas ou confederativas que constituem a CPV.


Foi, aliás, esta dinâmica das instituições de base e pertencentes à sociedade civil que deram origem à CPV pela necessidade de encontrarem uma instância que, legitima e legalmente, as representasse.


Mas a CPV sozinha consegue muito pouco. Por isso, estamos muito gratos às nossas filiadas pela confiança que têm demonstrado e à Cooperativa António Sérgio CASES e à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pelo colaboração que nos têm prestado na alocação de recursos, nomeadamente monetários, para que mais e melhor possamos realizar a nossa missão.

Somos ainda uma Confederação muito jovem, mas rica de vitalidade, pois acreditamos que o voluntariado é uma força motriz para o desenvolvimento de um tempo novo que urge construir.


Parabéns ao Voluntariado em Portugal! Parabéns à CPV!


Pela Direção,

Eugénio José da Cruz Fonseca



A CPV realizou hoje, dia 19 de janeiro de 2021, o Webinar "Voluntariado em Tempos de Pandemia: As Novas Geografias do Voluntariado, que contou com mais de 100 participantes, com o orador convidado, o sociólogo Manuel Carvalho da Silva, e com o testemunho dos representantes de duas organizações vencedoras do Troféu Português do Voluntariado 2020, Ana Silva - CRESAÇOR e Rui Oliveira - Associação Académica da Universidade do Minho.



59 views0 comments