As nossas associadas

Aldeias das Crianças SOS


A Aldeia de Crianças SOS, constituída em 1949, tem como missão construir famílias para crianças em risco ou perigo, ajudando-as a serem parte da construção do seu próprio futuro, em conjunto com a comunidade envolvente.

Tem como visão cada criança pertencer a uma família e cresce com amor, respeito e segurança.

Aldeias de Crianças SOS Portugal - Aldeias de Crianças SOS (aldeias-sos.org)

Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social, CRL

A APROXIMAR, constituída em 2006, tem a missão de valorizar o capital social e humano das organizações e seus stakeholders enquanto estratégia para responderem de forma sustentável a desafios e oportunidades suscitados pelo meio envolvente. No cumprimento da sua missão, a APROXIMAR organiza e gere percursos pessoais, sociais, profissionais no quadro do desenvolvimento de projetos à medida e de inovação social que transfiram e disseminem boas práticas.

Tem como visão que as organizações sejam eficientes e com impacto na comunidade, acreditando que cada organização possui recursos que devem ser aperfeiçoados e valorizados a fim de aumentar a capacidade de cumprimento da sua missão, a eficiência de atuação e o impacto positivo junto das comunidades onde operam.

INÍCIO (aproximar.pt)

Associação Dignitude

A associação Dignitude, fundada em 2015, é uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.

Associação Dignitude | Missão

Associação dos Escoteiros de Portugal

A Associação dos Escoteiros de Portugal, constituída em 1913, tem como missão educar os jovens para desempenharem um papel ativo na sociedade.

Essa ação educativa é realizada através de um método único de educação não formal, assente num sistema de valores, que visa ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se sintam realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade, assente numa cidadania participativa, responsável e tolerante e no respeito pelo ambiente.

A sua missão é que, como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal pretendem ajudar a criar um mundo melhor.

Escoteiros de Portugal - Associação dos Escoteiros de Portugal

Associação de Fraternidade Prisional

A CONFIAR - Associação de Fraternidade Prisional, constituída em 1999, tem como missão ser testemunho solidário junto dos reclusos, ex-reclusos e respetivas famílias, nomeadamente os filhos menores enquanto vítimas da situação de reclusão dos pais, bem como das vítimas do crime praticado; prestar aos reclusos assistência social, profissional, cultural, material e espiritual, contribuindo assim para a sua dignificação pessoal e inclusão social, com vista a contribuir para o encontro de soluções capazes de ajudar a pessoa do recluso a reconciliar-se consigo própria e com as vítimas dos seus atos, com a família e com comunidade a que pertence e, deste modo, ressurgir para uma "nova vida" em sociedade; estabelecer laços de entreajuda entre os voluntários das prisões e valorizar as suas atividades e aspirações junto das entidades oficiais competentes e outras.

Confiar-PF (confiarportugal.pt)

Associação Guias de Portugal

A Associação Guias de Portugal, constituída em 1934, é a entidade que promove o Guidismo em Portugal. O Guidismo é um Movimento de Educação não formal, que se baseia no método preconizado por Baden-Powell e tem como missão proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis.

O Guidismo procura contribuir para a formação de carácter, através de uma pedagogia activa, baseada no jogo e promove ainda vivência de valores fundamentais.

Associação Guias de Portugal | Facebook

Associação Mutualista Montepio


A Associação Mutualista Montepio, constituída em 1995, tem como missão a disseminação do ideal mutualista na sociedade portuguesa, desenvolvendo um conjunto de ações em prol da coesão social e do desenvolvimento sustentável.

Os valores que inspiram a atividade da Fundação Montepio são a solidariedade, a transparência, a proporcionalidade e a independência, de modo a estabelecer com a comunidade envolvente uma sólida rede de parcerias avaliáveis e consequentes.

Associação Mutualista Montepio

Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente

A Fundação AFID Diferença - Associação Nacional de Famílias para a Integração de Pessoa Deficiente, constítuida em 2005, tem como missão promover a autonomia e o apoio social, saúde, educação e formação de forma Sustentada, combater a exclusão, proteger os clientes, o património da Fundação e garantir a Excelência na prestação de serviços. A AFID tem como visão a vida ativa com qualidade para as pessoas com deficiência e outros públicos-alvo, numa sociedade inclusiva.

Os valores que inspiram a atividade da AFID são a ética, integridade, solidariedade, respeito e rigor, humanização e igualdade de oportunidades.

AFID | Fundação AFID Diferença

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima


A APAV, constituída em 1990, tem como missão poiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima.

A APAV tem como visão acreditar e trabalhar para que em Portugal o estatuto da vítima de crime seja plenamente reconhecido, valorizado e efectivo.

APAV PT

Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana

A ComDignitatis - Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana, fundada em 2012, tem como missão promover o bem-estar emocional, social e económico da família e de cada um dos seus membros, indo ao seu encontro através de uma resposta personalizada.

A ComDignitatis tem como visão uma comunidade composta de famílias felizes, capazes de relações interpessoais harmoniosas e de aspirar a um futuro melhor.

ComDignitatis

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local


A ANIMAR, constituída em 1993, tem como missão valorizar, promover e reforçar o desenvolvimento local, a cidadania ativa, a igualdade e a coesão social na sociedade portuguesa, enquanto pilares de uma sociedade mais justa, equitativa, solidária e sustentável.

Tem como visão ser reconhecida pela sociedade civil e pelo estado, como a organização de referência promotora do desenvolvimento integrado, na diversidade de contextos, organizações e territórios.

Animar (animar-dl.pt)

Associação para a Promoção de Oportunidades Mundiais em Agricultura Biológica

A WorldWide Opportunities on Organic Farms Portugal (WWOOF Portugal), fundada em 2009, é parte de um movimento mundial que conecta voluntários com quintas biológicas para promover experiências culturais e educacionais com base na confiança e num intercâmbio não financeiro ajudando desta forma a criar uma comunidade global sustentável.

A WWOOF tem como objetivo providenciar uma oportunidade às pessoas em todo o mundo para: ter uma experiência em primeira mão em agricultura biológica e ajudar onde é necessário; ter acesso a regiões rurais em Portugal; apoiar o movimento ecológico que não utiliza fertilizantes artificiais nem pesticidas; contactar com pessoas ligadas ao movimento ecológico; ter uma experiência enriquecedora; e fazer parte de uma partilha cultural em Portugal.

WWOOF Portugal

Associação Rede de Universidades da Terceira Idade

A Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, constituída em 2016, tem como missão promover o envelhecimento activo, defender, representar e dinamizar as Universidades Seniores e incentivar a participação social dos mais velhos.

A RUTIS tem como visão criar novos projectos de vida para os seniores.

Bem Vindo :: RUTIS - Rede de Universidades Seniores

Associação Serve the City Portugal


A Serve the City, fundada em 2007, tem como missão criar oportunidades e espaços que promovam o encontro entre voluntários e pessoas na condição de sem-abrigo, idosos isolados, imigrantes e refugiados, crianças e jovens em risco, famílias com rendimentos insuficientes ou em dificuldades.

A Serve the City coordena projectos de serviço à cidade, juntando voluntários, empresas, associações, escolas, comunidades de fé e autarquias a favor da humanização e solidariedade na cidade, contribuindo para trazer vitalidade à nossa vizinhança e melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos, particularmente dos que estão socialmente mais fragilizados.

Serve (servethecity.pt)

Cáritas Portuguesa

A Cáritas em Portugal, fundada em 1945, tem como missão o Desenvolvimento Humano Integral e a defesa do Bem-Comum intervindo em ordem à transformação da sociedade. Através da animação da Pastoral Social, fomenta a partilha de bens e a assistência em situações de calamidade e emergência.

A Cáritas Portuguesa tem como visão construir uma civilização do amor, sendo testemunho da fraternidade da comunidade cristã para com os mais pobres a partir da Ação Social da Igreja construtora de uma sociedade solidária e participativa, onde prevaleça a justiça, a paz, a liberdade e a solidariedade ao serviço da dignidade humana.

Início - Cáritas Portuguesa (caritas.pt)

Confederação do Desporto de Portugal

A Confederação do Desporto de Portugal, constituída em 1993, organiza e prossegue a sua actividade de acordo com os princípios da igualdade, da independência e da democraticidade sendo independente do Estado, dos partidos políticos e das instituições religiosas; constitui um instrumento de cooperação, consulta, e representação das federações desportivas suas associadas, nas relações com o Estado, nomeadamente, a Assembleia da República, o Governo, as Regiões, as Autarquias e ainda com a União Europeia, Confederações Internacionais e outras instituições nacionais e internacionais; e coordena os interesses, objetivos e iniciativas das suas associadas no respeito pela autonomia e independência de cada uma, tendo por fins essenciais a promoção e defesa do desporto e do associativismo desportivo em geral.

Confederação do Desporto de Portugal - Início (cdp.pt)

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade


A CNIS é constituída em 2003, ao fim de 20 anos de atividade da União das Instituições de Solidariedade Social - UIPSS, que deu lugar à CNIS.

A CNIS tem como missão representar as IPSS; defender e promover o quadro de valores e de interesses comuns às instituições particulares de solidariedade social; preservar a identidade destas instituições; acautelar a sua autonomia, sobretudo ao nível da livre escolha da organização interna e áreas de ação, bem como da liberdade de atuação; desenvolver e alargar a base de apoio da solidariedade, quanto à sensibilização para o voluntariado e à mobilização das comunidades para o desenvolvimento social e luta contra a exclusão social; promover o desenvolvimento e apoiar a cooperação entre as IPSS, contribuindo desta forma para o reforço da sua organização e intervenção junto das comunidades.

CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade – CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

A Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) resulta da transformação da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, fundada em 1924.

A CPCCRD tem como missão e objetivos representar o movimento associativo de raiz popular, cujas actividades se desenvolvam nas áreas da cultura, do recreio, do desporto e social; o fortalecimento do associativismo, de modo a que as colectividades promovam a sua valorização e reconhecimento; incentivar a legalização das colectividades e outras associações que se dediquem à cultura, ao recreio e ao desporto; definir projectos de interesse comum e formas de acção conjugada de todo o movimento associativo, bem como criar estruturas de apoio à concretização destes projectos; promover, desenvolver e divulgar os valores do associativismo, acções pela Paz entre os Povos; participar e patrocinar a realização de encontros regionais e nacionais; promover acções de formação, seminários e encontros com vista à formação de dirigentes e outros activistas; realizar Congressos Nacionais de Colectividades, abertos à participação de todas as associações do país, nas áreas da cultura, do recreio e do desporto.

CPCCRD – CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLECTIVIDADES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO

Corpo Nacional de Escutas

O Corpo Nacional de Escutas, constituído em 1923, tem como missão que o Escutismo contribua para a educação dos jovens, através de um sistema de valores baseado na Promessa e Lei Escutistas, ajudando a construir um mundo melhor onde as pessoas são realizadas enquanto indivíduos e desempenham um papel construtivo na sociedade.

Tem como visão a criação de um mundo melhor, devendo o escutismo ser um movimento líder mundial na educação de jovens. Este movimento permitirá que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos geradores de mudança positiva nas suas comunidades e no mundo através de um sistema de valores comuns.

Corpo Nacional de Escutas (escutismo.pt)

Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa, oficialmente reconhecida em 1868 sob o nome de «Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos e Doentes Militares em Tempo de Guerra», esforça-se para prevenir e aliviar o sofrimento humano, em Portugal e no mundo. Constitui missão da CVP prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneraveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.

Cruz Vermelha Portuguesa - Início

Federação das Associações de Dadores de Sangue

A Federação das Associações de Doadores de Sangue, constituída em 1995, tem como missão congregar vontades e recursos humanos e logísticos para que haja plena resposta às necessidades de sangue, através da dádiva anónima, benévola, altruísta e voluntária, num profundo respeito pelos doentes e numa afirmação consequente de amor ao próximo.

A FAS-Portugal promove a dádiva junto das instituições e de cada uma das pessoas, tendo como objetivo que a dádiva chegue a todo o território nacional, desenvolvendo a promoção qualitativa e quantitativa dos dadores, no contexto da política solidária do sangue. Motiva a população, através das suas associações e núcleos para alargar o universo da dádiva, procurando que em cada concelho e na maior parte das freguesias haja associações de dadores.

FAS-PORTUGAL – Federação das Associações de Dadores de Sangue (fasportugal.org)

Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, fundada em 1945, tem como missão coordenar, promover, regulamentar e disciplinar o movimento campista e as atividades de montanha em todo o território nacional, bem como assegurar a participação competitiva das seleções nacionais; representar perante a Administração Pública os interesses dos seus filiados; promover atividades de animação cultural, recreativa e desportiva, especialmente os jogos tradicionais; e contribuir para o desenvolvimento turístico nacional projetando internacionalmente a imagem de Portugal.

FCMP - Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (fcmportugal.com)

Federação Erasmus Student Network Portugal

A Federação Erasmus Student Network Portugal, constituída em 2017, tem como missão possibilitar oportunidades para o entendimento cultural e autodesenvolvimento sob o princípio SHS - Students Helping Student (Estudantes a ajudar Estudantes), sendo a principal organização de estudantes voluntários a nível do ensino superior internacional na Europa.

A ESN tem como visão o enriquecimento da sociedade através dos estudantes internacionais.

ESN Portugal

Federação Nacional das Associações Juvenis

A FNAJ, fundada em 1996, tem por missão representar as Associações juvenis junto dos poderes públicos e políticos e promover o associativismo e participação ativa de jovens na vida das comunidades, bem como experiências de intercâmbio ao nível nacional e internacional.

A FNAJ fornece ferramentas para promover e apoiar à participação dos jovens no voluntariado, orientado para ações de interesse social e comunitário no âmbito de projetos programas e outras formas de intervenção, facilitadores e de orientação pedagógica.

A FNAJ tem como suas principais áreas de prossecução da sua missão o apoio ao associativismo juvenil e a afirmação dos seus valores, a defesa dos direitos humanos da juventude portuguesa, a consolidação do trabalho em rede nacional e internacional e o fortalecimento das políticas locais e nacionais de juventude.

FNAJ | Federação Nacional das Associações Juvenis

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

A FENACERCI, constituída em 1985, tem como missão promover a qualidade e sustentabilidade das respostas disponobilizadas pelas associadas, e, por esta via, a promoção dos direitos das pessoas por estas apoiadas, pela via de processos de representação e formação sustentadas em lógicas de reconhecimento, validação e acreditação na comunidade e junto dos interlocutores institucionais.

A FENACERCI tem como visão defender uma sociedade marcada pela igualdade de oportunidades para todos os cidadãos. construída com o apoio das organizações de intervanção social eticamente responsáveis, sustentáveis e certificadas pela qualidade da ação que desenvolvem, identificadas com um trabalho referenciado à participação ativa das pessoas apoiadas e à defesa intransigente e monitorização dos direitos sociais, políticos e de cidadania que lhes assistem.

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social – Respeito, Solidariedade, Inclusão para as Pessoas com Deficiência Intelectual (fenacerci.pt)

Federação Nacional de Voluntariado em Saúde

A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde, constitutída em 2007, tem a missão de integrar, representar, promover o quadro de valores comuns, preservar a identidade e o voluntariado, e defender os interesses, das Organizações Promotoras de Voluntariado em Saúde e das Organizações Representativas de Voluntários do Campo da Saúde, suas associadas, com domicílio fiscal em Portugal; e desenvolver e alargar a base de apoio social no que concerne à mobilização para o Voluntariado em Saúde e à melhoria dos serviços que se prestam aos beneficiários, com envolvência da comunidade.

Federaçao Nacional de Voluntariado em Saude - Federaçao Nacional de Voluntariado em Saude

Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo

A Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo - FPLK é uma entidade de Utilidade Pública e Utilidade Pública Desportiva sem fins lucrativos que promove e fomenta desde a sua criação, o espírito associativo e colaborativo entre os seus membros. Nesse sentido foram promovidas diversas ações de formação de forma totalmente gratuita, foram também lecionadas aulas de Kempo Adaptado a crianças e jovens com necessidades educativas especiais por treinadores voluntários, bem como aulas em formato AEC para alunos de diversos agrupamentos de escolas, não só para dar a conhecer a modalidade mas também para promover a prática desportiva de todas as crianças e jovens que participaram nas mesmas, foram ainda realizados eventos compostos totalmente por voluntários da FPLK (encarregados de educação, treinadores, árbitros. etc) nos quais todos colaboraram para a boa realização dos mesmos.

HOME | FPLK (fplk-kempoportugal.com)

Florinhas do Vouga


A Instituição Diocesana Florinhas do Vouga, constítuida em 1940, tem como missão a resposta à emergência de novos fenómenos sociais, actua para a inclusão social e promove os direitos fundamentais das Pessoas na Diocese de Aveiro.

Os valores que inspiram a atividade da Florinhas do Vouga são a caridade, eclesialidade, inclusão, multidimensionalidade, participação, qualidade, inovação e sustentabilidade ambiental.

Início - Florinhas do VougaFlorinhas do Vouga

Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida, constituída em 1963, tem como missão articular meios e recursos com diversos interlocutores nacionais e estrangeiros, por forma a promover o desenvolvimento económico e um maior equilíbrio social da sua comunidade, contribuindo para a redução das consequências da interioridade e das assimetrias regionais.

Os valores que inspiram a atividade da FAE são a qualidade, excelência, inovação e potencial de impacto positivo junto dos seus diversos destinatários.

Fundação Eugénio de Almeida | Fundação Eugénio de Almeida (fea.pt)

Fundação Fé e Cooperação

A Federação Fé e Cooperação, fundada em 1990, tem como missão promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades, organizações e Igrejas, inspirados pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja Católica. A sua missão alicerça, estrutura e fundamenta o trabalho realizado no quotidiano, juntamente com os parceiros. Face a um número crescente de solicitações nas mais variadas áreas e o surgimento de múltiplas oportunidades em vários campos, a FEC deseja que a sua missão seja instrumento de discernimento e de tomada decisão. O fundamento e razão de ser de cada projeto ou iniciativa serão, em última análise, a missão da FEC.

A FEC tem como visão construir uma nova humanidade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça. Ancoradoa em valores e princípios sólidos e trabalhando em parceria, em diversos setores e países, a FEC aposta em projetos sustentáveis, com impacto e resultados transformadores junto das populações.

- FEC (fecongd.org)

Grupo de Ação Social do TAGUS

O Grupo de Ação Social do TAGUS (GasTagus), fundada em 2008, tem como missão integrar e valorizar a diversidade pessoal, social e cultural dos voluntários; enriquecer cultural e pessoalmente os voluntários através da assimilação e prática dos pilares do GASTagus; e, através do Voluntariado, permitir uma participação ativa e consciente na Sociedade e no Mundo.

A GASTagus tem como visão alertar e incentivar a juventude para a descoberta e promoção da dignidade humana através de ações de voluntariado em Portugal e países lusófonos.

GASTagus – GASTagus – Muda o teu Mundo

Instituto São João de Deus

O Instituto S. João de Deus, fundado em 1977, tem como missão prestar cuidados de saúde e apoio social humanizados à população em geral, inspirados no estilo carismático de S. João de Deus, de acordo com a doutrina social da Igreja, com excelência técnica e rigor científico, dando particular atenção aos mais desprotegidos e contando com colaboradores especializados e comprometidos com o princípio de “fazer bem o bem”.

Bem Vindo | Instituto S. João de Deus (isjd.pt)

Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus

As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, fundadas em 1894 em Portugal, têm como missão ser o exercício da caridade cristã para com aqueles que experimentam a marginalização da doença e o sofrimento.

A prestação de cuidados diferenciados e humanizados em saúde, sobretudo em saúde mental e psiquiatria, de acordo com as melhores práticas clínicas, com qualidade e eficiência, respeito pela individualidade e sensibilidade do utente, numa visão humanista e integral da pessoa.

Início – Irmãs Hospitaleiras (irmashospitaleiras.pt)

Leigos para o Desenvolvimento


Os Leigos para o Desenvolvimento, constituídos em 1986, assumem como missão promover o desenvolvimento integral e integrado de pessoas e comunidades, com vista à sua capacitação e autonomização, através do testemunho e da intervenção preferencial de voluntários missionários qualificados.

Os LG promovem o desenvolvimento comunitário numa lógica de capacitação e sustentabilidade, em parceria com as comunidades locais, preferencialmente nas seguintes áreas: dinamização e organização comunitária, formação e educação, empreendedorismo e empregabilidade, capacitação de agentes locais, promoção do voluntariado e pastoral.

Leigos para o Desenvolvimento (pontosj.pt)

Liga dos Bombeiros Portugueses


A Liga dos Bombeiros Portugueses, fundada em 1930, tem como principais finalidades:

a) Congregar, representar e assumir a defesa dos interesses comuns dos seus associados;

b) Promover a valorização da identidade dos bombeiros portugueses e das suas estruturas;

c) Participar na definição das políticas nacionais nas áreas da protecção e socorro às populações, nomeadamente em iniciativas cívicas e legislativas respeitantes ao sector de Bombeiros e Protecção Civil;

d) Promover por si ou em parceria com entidades públicas e privadas a realização de acções para os seus associados, e outros Agentes de Protecção Civil nomeadamente nas áreas da formação, informação, certificação formativa, de equipamentos, de fardamento e gestão de recursos em geral;

e) Promover o desempenho dos bombeiros portugueses, no domínio da qualificação técnica e operacional através de parcerias com entidades públicas e privadas preferencialmente com a Escola Nacional de Bombeiros;

f) Apoiar a criação de associações de bombeiros e a homologação dos respectivos corpos de bombeiros e secções destacadas, nas localidades onde tal se justifique e, ainda, diligenciar para que se desenvolva o apetrechamento dos existentes

g) Propor ao Governo e demais Órgãos de Soberania a adopção de medidas legislativas ou executivas que se considerem indispensáveis ao desenvolvimento e consolidação dos serviços de protecção e socorro e das suas estruturas de suporte

h) Promover, por sua iniciativa ou em colaboração com as entidades públicas, sociais e privadas, o apoio social aos dirigentes das associações e aos elementos dos corpos de bombeiros.

Liga dos Bombeiros Portugueses (lbp.pt)

Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro, constítuida em 1941, tem como missão o apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

Os valores que inspiram a atividade da LPCC são a sensibilidade, equidade, ética, respeito, compromisso, responsabilidade e transparência.

Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro | Facebook

Médicos do Mundo

A Associação Médicos do Mundo, constituída em 1980, tem como missão promover o acesso gratuito à saúde pelas populações vulneráveis e combater a sua discriminação, através da prestação de cuidados de saúde, acções de consciencialização, formação e capacitação de pessoas e instituições.

A Associação Médicos do Mundo tem como visão promover o acesso universal à saúde e combater a discriminação das populações vulneráveis, no sentido de aumentar a sua qualidade de vida e bem-estar, constituindo-se como uma referência, nacional e internacional, na intervenção na área da saúde.

Medicos do Mundo

Plataforma Saúde em Diálogo

A Plataforma Saúde em Diálogo, constituída em 1998, tem como missão fazer ouvir a voz dos doentes e utentes de saúde, contribuindo para a evolução de um sistema de saúde cada vez mais centrado nas pessoas.

A Plataforma Saúde em Diálogo tem como visão conseguir mais e melhor saúde para todos os doentes que representamos, mas também para todos os utentes de cuidados de saúde de Portugal, tendo como principais valores a integridade, solidariedade social, defesa e promoção do setor da saúde, serviço público, ética e transparência.

Plataforma Saúde em Diálogo | As necessidades de uns são os objectivos de todos. (plataformasaudeemdialogo.org)

Sociedade São Vicente de Paulo

A Sociedade de São Vicente de Paulo, criada em 1859 em Portugal, tem a missão evangelizadora da Igreja de ser testemunho visível em ações e palavras, a favor dos pobres, buscando uma ordem social mais justa e equitativa que conduza à cultura da vida e à civilização do amor.

A sua visão é a de construir um mundo mais justo e menos desigual, regendo-se pelos valores da humildade, caridade, simplicidade (virtudes de São Vicente de Paulo) e desapego.

SSVP-Portugal - Sociedade de São Vicente de Paulo

União das Misericórdias Portuguesas

A União das Misericórdias Portuguesas, criada em 1976, tem como missão ser o elemento chave da promoção das catorze obras de misericórdia em todas as Misericórdias portuguesas assegurando a sua autonomia, a sua identidade individual e coletiva e assumindo-se ao mesmo tempo como a garante da orientação, coordenação, dinamização e representação das Santas Casas, pela via da defesa dos seus interesses, da organização de serviços de interesse comum e do fomento dos princípios que formaram a base cristã da sua origem e determinam o espírito solidário da sua ação, estimulando a fraternidade e desenvolvendo o seu bom relacionamento comum.

A UMP tem como visão:

  • O respeito pelo legado histórico e pela específica identidade e missão das Misericórdias;

  • A determinação para enfrentar os desafios do futuro pela defesa da atualidade das obras de misericórdia, pelo reconhecimento da capacidade e potencial de cada uma das Misericórdias portuguesas e, finalmente, pela oportunidade da sua missão;

  • O princípio da autonomia cooperante quer das Misericórdias entre si (tendo presente a emergência de um mundo globalizado e profundamente mediatizado, logo mais pequeno, onde circula mais depressa o conhecimento e a informação e onde as atitudes de cada uma têm necessariamente repercussão sobre os outros), quer em relação ao Estado, quer em relação à Igreja e demais instituições da sociedade civil;

  • O princípio da cooperação com a sociedade e as suas instituições, em geral, com o Estado, em particular, com as outras Misericórdias e designadamente com as outras Uniões e organizações do setor social;

  • A modernização e adequada profissionalização dos serviços da União, dirigidos ao apoio às Misericórdias.

UMP - Início

Associação de Intervenção Humanitária - HumanitAVE

A HumanitAVE, criada em 2016, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que visa valorizar e dinamizar a atividade social e humanitária no concelho de Vila Nova de Famalicão e nos países lusófonos. Tem a missão de promover, executar e apoiar projetos, programas e ações de cariz social, educacional, económico e ambiental, em Portugal e em países lusófonos em vias de desenvolvimento.

Os valores nos quais assenta a missão da HumanitAVE são solidariedade, responsabilidade e compaixão.

Quem somos | Humanitave