Terá lugar no dia 7 de Agosto às 13h00 o webinar Methods to Mobilize and to Motivate Youth for Volunteering Specially during Covid-19 dinamizado pela organização georgiana Helping Hand, onde será partilhada pela CPV a experiência do voluntariado juvenil em Portugal, bem como métodos de mobilização e motivação de voluntários, em contexto de pandemia COVID-19.


O webinar será transmitido em direto na página de facebook da Helping Hand e será o segundo de um conjunto de quatro webinares internacionais realizados no âmbito do voluntariado juvenil em tempos de pandemia, contando com o apoio da Youth Agency Georgia, UNICEF Georgia e do Centre for European Volunteering.


A CPV convida todos os interessados a participar nesta iniciativa e deseja-vos uma boa sessão.






Updated: Jul 28

A CPV promove com a ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) um encontro online subordinado ao tema "O contributo do poder local para a promoção do voluntariado". O encontro será no dia 20 de julho, às 15h00, na plataforma ZOOM. Neste encontro, moderado por Eugénio Fonseca (Caritas - Presidente da CPV), serão intervenientes Martina Marcelino de Jesus (ANAFRE) e o Professor Doutor Rogério Roque Amaro.


A CPV apresenta, ainda, a 12ª edição do Troféu Português do Voluntariado neste encontro que serve também para assinalar a assinatura de protocolo entre as entidades organizadoras do evento.


Os interessados em participar devem enviar a sua inscrição (preferencial) para o e-mail geral@convoluntariado.pt. No dia 20 podem ligar-se, a partir das 14h45 no ZOOM, com as seguintes credenciais: ID - 920 4096 6530, PW: 653584.




Na primeira semana de março, voluntários de quatro países que participaram na fase piloto, testando a plataforma eVaVol, desde o verão passado, reuniram-se com os responsáveis pelo desenvolvimento da Plataforma, em Bruxelas.

Nos três primeiros dias, os voluntários, provenientes de Espanha, Irlanda, Itália e Portugal, apresentaram os resultados da sua utilização da plataforma e-VaVol para validar as suas aprendizagens adquiridas através do voluntariado, parte de um processo de qualificação oficial.

O quarto dia permitiu aos voluntários fazerem propostas de melhoramento da plataforma, assumindo os responsáveis pelo seu desenvolvimento o compromisso de integração das sugestões recolhidas.

No quinto dia, os parceiros do projeto concertaram entre si as tarefas decorrentes da implementação de todas as alterações sugeridas pelos voluntários da fase de teste. De acordo com estes compromissos, a plataforma e-VaVol melhorada será disponibilizada em setembro próximo.

Em consequência deste trabalho conjunto de parceiros e voluntários dos diferentes países, em Bruxelas, a versão final da plataforma será seguramente mais eficaz para quantos procurem validação para as suas aprendizagens através do voluntariado. Deste modo, estará melhorada a transferência de conhecimentos e competências do voluntariado para a educação formal.

O projeto e-VaVol é uma iniciativa da Plataforma de Voluntariado de Espanha, em colaboração com o Centro de Apoio ao Voluntariado da Lazio (Itália), a Confederação Portuguesa do Voluntariado, a Parceria de Desenvolvimento Social da Comunidade de Meath e o Instituto de Tecnologia de Cork (ensino superior), ambos da Irlanda.

Este projeto é cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

Para mais informação, consultar www.evavol.eu.