Updated: 2 days ago

No âmbito da 4.ª Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Confederação Portuguesa do Voluntariado, em parceria com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e com o Centro de Voluntariado Europeu, lançam e têm a honra de o/a convidar para o Evento Europeu: O Plano para o Voluntariado Europeu até 2030: Um contributo para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, que se realizará no dia 29 de junho das 9:00h às 11:30h (horário de Portugal Continental).


O evento será conduzido online e contará com oradores nacionais e internacionais, estando assegurada a interpretação simultânea Português/Inglês, e destinando-se o evento a todos os interessados em participar.


A inscrição é gratuita mas obrigatória, através do preenchimento deste formulário até dia 23 de junho.


Conheça a Agenda do Evento aqui:




Agradecemos a divulgação por todos os interessados.

48 views0 comments

A Confederação Portuguesa do Voluntariado está a promover a Formação Online de Prevenção da Radicalização, realizada através do Projeto CEAR - Community Engagement Against Radicalisation, da Universidade Lusófona, que conta com uma componente de iniciativas voluntárias de prevenção de radicalização.


A Formação terá lugar no dia 24 de junho das 16h30 às 18h30.


O público-alvo desta sessão são os jovens e técnicos ou voluntários que trabalhem na área da juventude. O Programa da Sessão contará com o aprofundamento do Toolkit para Organizações Juvenis, onde se explorarão as diferenças entre radicalização cognitiva e violenta, a cognição radical na juventude, a potencialidade dos jovens e como criar uma iniciativa voluntária de prevenção à radicalização.


As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do preenchimento deste formulário, até dia 22 de junho.


Agradecemos a divulgação por potenciais interessados.




46 views0 comments

Updated: Jun 1

Mensagem da Direção da CPV


A Direção da Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) saúda todas e todos os que dão vida, com a sua inexcedível dedicação, espírito de serviço às comunidades a que pertencem e entrega graciosa, aos milhares de coletividades espalhadas, até à mais recôndita aldeia, por todo o nosso Portugal.


Com esta saudação, vai também um enormíssimo obrigado por tudo o que tendes feito para que a cultura em geral, enriquecida com a de cariz mais popular, faça parte do crescimento integral dos mais novos e continue a alimentar o sentido para a vida de muita gente lusa. O nosso obrigado também pela vossa espantosa criatividade que permite a ocupação dos tempos livres das vossas concidadãs e dos vossos concidadãos de forma útil e propiciadora de um relacionamento interpessoal que varre a solidão da vida de muitas e de muitos.


O nosso obrigado, ainda, pelo sacrifício que, muitas vezes, tendes de fazer para que se mantenha todo o tipo de modalidades desportivas, permitindo o desenvolvimento humano e saudável dos mais novos, muitos dos quais passaram a ter uma projeção pública pelos méritos alcançados, e aos menos jovens proporcionais vivências felizes, ao viabilizarem a prática de modalidades menos mediáticas, mas com uma tradição secular e uma raiz popular muito genuína.


Temos consciência de que nem sempre é, devidamente, reconhecida a vossa dedicação. Por vezes, até é mal compreendida. Mas a Direção da CPV, a propósito da celebração do Dia Nacional das Coletividades, que ocorre no próximo dia 31, quer manifestar-vos, não só a satisfação pelo que fazeis, mas dizer-vos que estamos convosco e sabemos bem o valor material e imaterial do vosso trabalho em prol do bem do lugar em que viveis e do país em geral. Sabei que podeis sempre contar com a nossa mobilização em favor das vossas causas construtoras de mais cidadania.


É muito gratificante ver o vosso compromisso permanente para a coesão do associativismo em Portugal, consubstanciado no dinamismo interventivo da vossa Confederação. Na pessoa do Dr. Augusto Flor, a Direção da CPV dá os parabéns à CPCCRD pela passagem do 97.º aniversário da sua criação.


As nossas sinceras felicitações levam consigo o reconhecimento pelo empenho abnegado que a CPCCRD demonstra na defesa de tudo o que permita às suas associadas realizarem a sua missão cívica, com competência e justo reconhecimento por parte dos poderes locais e central, assim como pelo país em geral. Bem Hajam!


Sabemos que este nosso reconhecimento também é sentido pelas restantes 39 associadas na CPV.


Vivam as coletividades portuguesas!

Lisboa, 29 de maio de 2021


A CPV esteve presente na Sessão Comemorativa do Dia Nacional das Coletividades e 97º Aniversário da CPCCRD, fazendo-se representar pelo Membro da Direção João Teixeira.



23 views0 comments