Projeto Join4Change

AddThis Social Bookmark Button

A Confederação Portuguesa do Voluntariado aliou-se à sua confederada, Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (ISU), para implementar em parceria o Projeto Join4Change.

O Projeto Join4Change teve início em Maio de 2014 e terminou em Março de 2016 tendo sido cofinanciado pelo Programa Cidadania Ativa, através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este projeto pretendeu contribuir para a melhoria da intervenção das Organizações da Sociedade Civil (OSC) na promoção de estratégias de voluntariado, através da qualificação dos seus agentes, da disponibilização de recursos online e do incentivo à partilha de experiências entre organizações portuguesas e norueguesas. Este projeto surge na sequência de um diagnóstico realizado a OSC em Portugal e pretende dar resposta a algumas das principais dificuldades por estas sentidas, as quais prendem-se essencialmente com: as OSC terem voluntários a participar nos órgãos sociais e a desempenhar tarefas de gestão e/ou direção; a limitação de recursos humanos qualificados e de materiais pedagógicos que apoiem a Gestão de Voluntários; o desfasamento entre a oferta das OSC e a procura dos Voluntários; a dificuldade em reter e acompanhar os voluntários; a pouca expressão do trabalho em rede.

Assim, as organizações parceiras definiram os seguintes objetivos específicos para o projeto:

- Capacitar as OSC para a mobilização e gestão de voluntários, com ações de desenvolvimento de competências de dirigentes, colaboradores e voluntários;

- Estabelecer novas sinergias e mecanismos de relacionamento interorganizacional e internacional visando o aumento da eficácia e a partilha de boas práticas;

- Criar uma plataforma virtual e interativa que potencie a relação entre as OSC e que sustente a disponibilização de know-how, formação e recursos desenvolvidos, permitindo a disseminação e apropriação a nível nacional e internacional pelas OSC.

 

O projeto foi desenvolvido em 3 fases principais e consagrou a implementação das seguintes atividades que permitiram alcançar os seguintes resultados:

1) Concurso para seleção de OSC participantes no projeto, tendo o mesmo sido divulgado a 500 OSC, tido 110 inscrições e tendo sido selecionadas 63 OSC.

2) 5 workshops com as OSC inscritas, para levantamento necessidades formativas em gestão de voluntariado, no Porto, Coimbra, Lisboa e Évora.

3) 5 Oficinas sobre gestão de programas de voluntariado, num total de 200h de formação ministradas para um total de 80 técnicos de OSC do Porto, Coimbra e Lisboa.

4) Elaboração de Recursos formativos para as OSC: 1 Manual de Formador; 1 Manual de Formandos; 1 Tool Box Voluntariado.

5) 30 Planos de mentoria criados com as OSC para melhoria dos seus Programas de Voluntariado, num total de 300 horas de mentoria em 62 visitas presenciais às organizações.

6) 3 Workshops para partilha de resultados e boas práticas realizados no Porto, Coimbra e Lisboa com 30 participantes de 25 OSC.

7) 1 Carta de Recomendações em termos de boas práticas na gestão do voluntariado criada pelas OSC na sequência da mentoria.

8) Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change®, Sistema de Monitorização em Gestão de Voluntariado, criado a partir do trabalho de uma Comissão de Peritos constituído por 5 pessoas com conhecimento na área.

9) 1 Plataforma de recursos virtual criada, com matching de propostas de voluntariado entre voluntários-OSC e com uma plataforma e-learning para atividade formativa virtual.

10) Seminário Internacional Spread4Change realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, tendo contado com a presença de 112 participantes, 75 organizações, 10 das quais entidades públicas, 3 OSC norueguesas.

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010