Laboratório do Voluntariado
A Confederação Portuguesa do Voluntariado organizou, em parceria com o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE), três edições do Laboratório do Voluntariado, tendo a 1.ª edição (2014) sido dedicada ao tema “Organizações da Sociedade Civil e Empresas: Sinergias virtuosas em prol do Voluntariado”, a 2.ª edição (2015) ao tema “Avaliação do Impacto do Voluntariado” e a 3.ª edição (2017) aos "Desafios do voluntariado: ética e comunicação na gestão de parcerias".
O Laboratório do Voluntariado é um evento que pretende reunir entidades da economia social e do sector empresarial, contribuindo para a aproximação entre os dois sectores no âmbito do desenvolvimento de parcerias para a promoção do voluntariado em Portugal.
Durante um dia de trabalho, proporciona a criação de um espaço de partilha de conhecimento e boas práticas, possibilitando que Organizações da Economia Social e Empresas tenham acesso a práticas inovadoras, criativas e de sucesso, preconizadas por entidades referência em Portugal na área do Voluntariado. Por outro lado, procura criar condições para impulsionar sinergias entre entidades dos dois sectores, para a realização de projetos de voluntariado que contribuam efetivamente para a mudança social em Portugal.
Este evento decorreu em 2014, 2015 e 2017, no mês de Abril, em Lisboa. Contou nas três edições com a presença total de cerca de 300 pessoas, entre representantes do setor social e do setor empresarial.
Conheça as principais conclusões dos Laboratórios práticos realizados durante o 3.º Laboratório do Voluntariado, aqui.