União das Misericórdias Portuguesas (UMP)

AddThis Social Bookmark Button

Contactos
Rua de Entrecampos, 9
1000-151 Lisboa

Tel. - 218110540 | Fax - 218110545
Email - geral@ump.pt | Site - www.ump.pt

 

Consulte a última Voz das Misericórdias

 

Fundação

Novembro de 1976

 

Origem

A União das Misericórdias Portuguesas - UMP - foi criada no Congresso das Santas Casas, realizado em Viseu, em Novembro de 1976, no seguimento das transformações sociais que se seguiram ao 25 de Abril de 1974 e do profundo trauma institucional resultante da “nacionalização” dos hospitais das Misericórdias consumada pelo Decreto-Lei n.º 618/75 de 11 de Novembro de 1975.

A iniciativa foi especialmente dinamizada pelo Pe. Dr. Virgílio Lopes, então Provedor da Misericórdia de Viseu, que até à sua morte foi o 1.º Presidente da Instituição e contou com o apoio de vários Provedores, da Conferência Episcopal e outros agentes sociais.

A União das Misericórdias Portuguesas rege-se por Estatutos próprios gozando de personalidade jurídica civil e canónica e é uma Associação formada por todas as Misericórdias que votaram os Estatutos e por todas as que vieram ou vierem a aderir.

Atualmente a UMP integra e coordena aproximadamente cerca de 400 Santas Casas de Misericórdia, em Portugal, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Apoia também a fundação e recuperação de Misericórdias nos Países de Língua Portuguesa (Angola, São Tomé, Moçambique e Timor-Leste) e ainda nas comunidades de emigrantes dispersas pela diáspora (Luxemburgo, Paris e Pretória) estando em perspetiva a fundação de novas Misericórdias em Berlim, Joanesburgo, Buenos Aires, Caracas, São Francisco e Newark.

A nível europeu a UMP integra a União Europeia das Misericórdias, e a nível internacional também faz parte da Confederação Internacional das Misericórdias, tendo sido promotora e co-fundadora, de ambas.

 

Missão

A Missão da UMP é, de acordo com os termos e o espírito do Artigo 4.º dos Estatutos da União das Misericórdias Portuguesas, ser o instrumento promotor, quer dos valores e atividade das Misericórdias Portuguesas na sociedade portuguesa, quer do movimento das Misericórdias no plano europeu, mundial e da cultura e civilização portuguesas e lusófonas.

Neste contexto, cabe na Missão da UMP ser o elemento chave da promoção das catorze Obras de Misericórdia em todas as Misericórdias Portuguesas assegurando a sua autonomia, e a sua identidade individual e coletiva e assumindo-se ao mesmo tempo como garante da orientação, coordenação, dinamização e representação das Santas Casas, pela via da defesa dos seus interesses, da organização de serviços de interesse comum e do fomento dos princípios que formaram a base cristã da sua origem e determinam o espírito solidário da sua ação, estimulando a fraternidade e desenvolvendo o seu bom relacionamento comum.

A Missão da UMP deve, pois, desenvolver-se centrando a sua atividade no apoio às Misericórdias e às suas opções e prioridades nas áreas do Envelhecimento, na Saúde, na Infância e Juventude, no Combate à Pobreza e na defesa e salvaguarda da sua Cultura e Património.

Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010